Melhores práticas: cálculo de tinta

Melhores práticas: cálculo de tinta

Calcular a quantidade de tinta necessária para a obra parece simples. Mas não é incomum perceber, ao final do trabalho que sobrou ou faltou material. Atualmente, diversos fornecedores do mercado oferecem aplicativos para celular ou ferramentas em seus sites para o cálculo automático da quantidade de tinta necessária. “Para isso, basta que o consumidor aponte qual tipo de superfície será pintada, o produto que será utilizado e inclua a extensão da parede. Após a inserção dessas informações, essa ferramenta apresenta automaticamente o número de embalagens necessárias”, explica Henrique Ramos, Gerente de Serviços ao Mercado e Atendimento ao Cliente Suvinil. No entanto, embora esse tipo de dispositivo auxilie na questão do cálculo de quantidade, depende, por exemplo, do número de demãos que o profissional imagina serem necessários para um acabamento primoroso. “Quanto melhor o preparo da superfície, melhor a cobertura e a qualidade final da pintura”, alerta Ramos.

Antes de iniciar o processo, é fundamental lixar as superfície o suficiente para abrir os poros e retirar o brilho da tinta anterior. “Isso facilita a absorção do produto. É importante lembrar que a remoção do pó deve ser feita antes da aplicação da tinta, com uma escova ou pano úmido”, completa.

após lixar a parede, é essencial remover todo o pó antes de aplicar a tinta.

 Primeiro, avalie o tamanho da área que está pintando. Meça a largura e a altura das paredes e multiplique-as para calcular a medida geral.
 Subtraia o espaço das janelas e portas.
 Multiplique a nova medida de área total pelo número de demãos que você precisará*.
 Divida este valor total pelo rendimento de tinta por demão*.

*Essa informação vem indicada na embalagem da tinta.

= Quantidade de produto
A = Área de pintura em m²
D = Número de demãos recomendado pelo fabricante
RP = Rendimento do produto (em m²) para cada demão de tinta

Exemplo: para cobrir uma área de 500 m² com 2 demãos de uma tinta acrílica cujo rendimento médio é de 250 m²/lata/demão, você vai precisar de 4 latas de tinta.

Fonte: Henrique Ramos, Gerente de Serviços ao Mercado e Atendimento ao Cliente Suvinil.

Por Isadora Macedo