Passo a passo: instalação de luminárias de LED

Passo a passo: instalação de luminárias de LED

Após a saída das lâmpadas incandescentes do mercado brasileiro em 2015, as luminárias de LED vieram ganhando cada vez mais espaço entre os compradores. As luminárias de LED são produtos totalmente eletrônicos, já as lâmpadas fluorescentes necessitam de mercúrio que junto a reação elétrica gera a luz.

“O LED é um conjunto composto de um ou mais diodos emissores de luz, ou seja, semicondutores elétricos fabricados com arsenieto de alumínio e gálio, entre outros, que ao receberem energia elétrica, convertem-na em luz”, explica o gerente de produto da LEDVANCE para a América Latina, Pedro Sega. As luminárias LED possuem uma eficiência de até 90% ao contrário das tradicionais com lâmpadas fluorescentes que possuem eficiência de até 60%.

Além da efetividade, o fator economia é outra característica da iluminação. Ela reduz o consumo de energia e também o custo na manutenção por possuir uma vida útil muito maior. Desde julho deste ano, as lâmpadas de LED devem possuir obrigatoriamente o selo do Inmetro para poderem ser comercializadas.

Para realizar a instalação de uma luminária LED é simples, basta seguir o passo a passo a seguir:

OBS: O equipamento utilizado neste passo a passo pode ser instalado em gesso, drywall e parede de embutir.

Passo 1

É necessário primeiramente desligar a energia elétrica.

Passo 2

Faça o recorte no forro de acordo com o dimensional da embalagem do produto.

Passo 3

Abra a tampa da fonte de alimentação.

Passo 4

Conecte os fios nos terminais.

Passo 5

Parafuse novamente a tampa do driver.

Passo 6

Para encaixar a luminária no teto, flexione as presilhas viradas para cima e coloque-as dentro do forro um lado de cada vez.

Passo 7

Ligue a energia elétrica e verifique se está tudo operando corretamente.

Por Allaf Barros
Fonte: LEDVANCE