Plantas: detalhamento de light steel framing

Plantas: detalhamento de light steel framing

Em um inciativa sem precedentes, a construtora gaúcha Melnick Even em parceria com a Imecon construiu em tempo recorde um condomínio híbrido de alvenaria estrutural sobre laje radier e terceiro pavimento de light steel framing.

O projeto ilustrou a capa da edição de outubro da Revista Téchne e venceu um desafio de prazo de entrega graças à intersecção de etapas de execução da obra. Para que o encaixe da estrutura produzida em fábrica a 40 quilômetros do canteiro de obra fosse perfeito, um minucioso projeto executivo foi elaborado pela equipe de engenheiros das duas empresas, como se pode ver nas páginas a seguir.

A especificação das dimensões e encaixes dos perfis metálicos e a descrição das camadas de placas de fechamento garantiram a execução de acordo com a margem de folga prevista para encaixe das estruturas híbridas.

O terceiro pavimento ou sótão aproveitado foi montado no canteiro sobre uma plataforma de madeira e içado por meio de grua para posicionamento e fixação sobre a base de alvenaria estrutural. Graças ao cuidado com a descrição dos processos e dimensões na fase do projeto executivo, foi possível aos executores dentro da fábrica e no canteiro concluir a montagem do sistema sem maiores problemas de compatibilidade.

 

Detalhes de fixação e medidas da estrutura foram previstos no projeto executivo. As camadas de tratamento e impermeabilização das placas de fechamento também foram descritas nos desenhos criados pela Imecon.

Por Isadora Macedo