Publicidade

Materiais e ferramentas

Materiais - Pré-lajes de tabuleiro

Bastante utilizado em obras de infraestrutura, sistema agiliza a instalação na obra e economiza tempo e esforço da mão de obra

Por: Alberto Mawakdiye
Edição 102 - Dezembro/2016
 

Divulgação Tecnicalc
Em diferentes tamanhos, as pré-lajes permitem agilidade de instalação no canteiro também para obras de pequeno porte.

 

Divulgação Tecnicalc

Já há muito tempo utilizadas em obras de infraestrutura - especialmente na construção de tabuleiros de pontes e viadutos, coberturas de galerias e reservatórios e em estruturas de contenção - as pré-lajes de concreto vêm sendo também cada vez mais empregadas na construção de edifícios de múltiplos pavimentos, sejam comerciais ou residenciais, e em projetos de shoppings centers e galpões industriais.

São vários os motivos deste avanço, a começar pela versatilidade oferecida pelas pré-lajes de tabuleiro: elas podem ser utilizadas em combinação com os mais diferentes sistemas de estruturas, desde a alvenaria estrutural até a estrutura metálica. Em muitos casos unindo, nos níveis de projeto e de obra, a praticidade da pré-fabricação com a flexibilidade oferecida pela construção in-loco. Veja os benefícios para o canteiro.

Economia no cimbramento e nas fôrmas
Como reduzem também a necessidade de escoramentos e de fôrmas - pois podem ser inseridas diretamente nas estruturas de apoio - as pré-lajes têm sido, igualmente, a melhor opção para os construtores que precisam imprimir maior rapidez às obras, sem elevação dos custos e do número de trabalhadores no canteiro.

Conteúdo exclusivo para assinantes da Equipe de Obra

Outras opções

Publicidade