Publicidade

Planejamento

Melhores Práticas - Argamassa projetada

Alguns cuidados na organização do canteiro ajudam a garantir eficiência na projeção de argamassa bombeada. Veja como o técnico pode contribuir nesse processo

Por Isadora Macedo
Edição 103 - Fevereiro/2017
 

Verificar as emendas dos mangotes é a chave para garantir o desempenho do equipamento de bombeamento e a segurança dos funcionários. Por isso, antes de acionar a bomba, é fundamental checar se as abraçadeiras estão bem apertadas e as mangueiras encaixadas. Esse é apenas um dos cuidados ao se trabalhar com argamassa projetada.

A técnica, se comparada ao método tradicional de reboco, ganha tempo e diminui consideravelmente o desperdício de material. No entanto, os operadores do equipamento, bem como os técnicos que dão apoio, devem atentar para detalhes importantes. Veja a seguir as orientações para sua equipe.

CUIDADOS DURANTE A PREPARAÇÃO

Mangotes bem fixados
As emendas dos mangotes devem estar sempre muito bem encaixadas, com as abraçaderas apertadas e com a mola de proteção presa. Em caso de desencaixe de mangotes, o mesmo continua preso e protege o operador.
Sacos de argamassa à mão
Os sacos de argamassa e o tambor de água devem ser dispostos próximos do misturador, já acoplado à bomba de projeção. Isso evita o carregamento de peso por longos trajetos enquanto o equipamento estiver em funcionamento.

 

Conteúdo exclusivo para leitores
cadastrados ou assinantes da plataforma Equipe de Obra

Ainda não é um assinante PINI?
Escolha uma das opções abaixo e faça já sua assinatura.

Publicidade