Publicidade

Materiais e ferramentas

Passo a passo - Instalação de piso de porcelanato

Uso de argamassa adequada e mão de obra qualificada garantem uma boa instalação do revestimento

Edição 103 - Fevereiro/2017
 

Divulgação Eliane Revestimentos

Para assentar porcelanato, alguns cuidados devem ser tomados durante o processo. Primeiramente, o técnico deve verificar se o produto adquirido está correto - checar referência com arquiteto ou proprietário da obra - e se é suficiente para revestir toda a área onde será instalado. Antes de iniciar o assentamento, deve-se conferir se estão disponíveis para o técnico todas as ferramentas (ventosas, colher, desempenadeira, esponja, martelo de borracha branca, niveladores, masseira e misturador automático) e os equipamentos de segurança recomendados (luva, óculos, calça comprida e bota).

O contrapiso deve estar bem nivelado e seco para que o resultado do assentamento esteja adequado. Importante: a preparação do contrapiso deve estar de acordo com a norma ABNT NBR 13753:1996. É necessário seguir as recomendações do fabricante quanto a espessura da junta de assentamento para cada tipo de produto, assim como o tipo de argamassa adequado para cada material.

Segundo o coordenador da qualidade da Eliane Revestimentos, Anderson Patrício Ezequiel, os erros mais recorrentes na hora de fazer este procedimento estão associados à compra de produtos inadequados. Ele cita como exemplo um piso liso para ambientes externos que pode causar quedas ou com baixa resistência ao tráfego para ambientes em que tem haverá circulação intensa de pessoas ou até veículos. 'Outros erros muito comuns estão ligados a escolha da argamassa colante selecionada ou a técnica de assentamento adotada pelo profissional', completa.

Conteúdo exclusivo para assinantes da Equipe de Obra

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade