Publicidade

Obras

Confira a sequência de montagem do sistema de barramento blindado (busway)

Passo a Passo

Allaf Barros
Edição 109 - Julho/2017

Criado na década de 1920 para atender uma exigência das empresas automobilísticas norte-americanas, o sistema de barramento blindado (busway) hoje em dia é utilizado em edifícios comerciais e até mesmo residenciais. Seu sistema é composto por barras de alumínio ou cobre que podem ser isoladas ou não, espaçadas ou coladas, envoltas em um invólucro de aço ventilado ou sem ventilação. O busway é o alimentador central de energia de todos os pavimentos com a medição de consumo feita por andar.

A ferramenta possui várias vantagens, como por exemplo, a redução de espaço, ganho de tempo na instalação, flexibilidade na inclusão de novas cargas, facilidade na mudança de direção, isenção de manutenção, entre outros. Outra vantagem é que o material vem na medida certa pronta para instalação, ou seja, não há perdas durante a montagem.

Para que o serviço seja bem feito, a equipe técnica deve tomar cuidado e evitar que as extremidades das peças sejam danificadas na movimentação na obra. 'Deve-se impedir que os suportes coincidam com a conexão das peças, e eles não podem estar espaçados a uma distância maior que o recomendado pelo fabricante, devendo sempre estar nivelados. É importante também ter sempre disponível o projeto de instalação para evitar a montagem errada das peças', aconselha Sérgio de Almeida Moraes Filho, consultor técnico de Busway da Schneider Electric. Os responsáveis pela instalação devem certificar-se que todas as junções estejam corretamente apertadas com o torque necessário e evitar que porcas ou arruelas caiam dentro do equipamento. A instalação do equipamento atende a NBR - IEC 60.439-2.

Conteúdo exclusivo para assinantes da Equipe de Obra

Outras opções

Publicidade