Publicidade

Projetos

Execução de alvenaria

Os itens que devem ser observados na leitura de plantas de execução de alvenaria

Reportagem: Giseli C. Cichinelli
Edição 15 - Fevereiro/2008

Um dos principais objetivos dos projetos de execução de alvenaria é a racionalização dos serviços, o que proporciona economia de tempo e material. Mas para que tudo corra bem, é importante que haja um bom entendimento da planta.

Com essa ferramenta em mãos, você terá todas as informações sobre os elementos de alvenaria como blocos, juntas de assentamento, vergas e contravergas, pontos de grauteamento e armação. Além de dados específicos sobre pontos de hidráulica e elétrica, elementos que interferem diretamente na execução da alvenaria.

Fique atento, pois esse tipo de planta é bem diferente das dos projetos de estrutura e arquitetura. Em geral, há uma planta baixa onde é possível visualizar a alvenaria do alto para baixo com a primeira e a segunda fiadas, que se intercalam durante a execução da parede. Já na elevação, estará especificada a localização dos vãos de portas e janelas, além do tipo de amarração dos blocos, pontos de hidráulica, elétrica, gás e outras.

Geralmente, os projetos de alvenaria são desenhados levando em conta a especificação de blocos modulares de concreto ou de cerâmica. Os tamanhos padronizados dos blocos, assim como suas posições, também são mostrados nessas plantas.

A primeira das duas ilustrações traz uma planta baixa indicando a modulação da segunda fiada de uma casa popular*. Em vermelho, está indicada a localização da parede 12, a mesma em elevação no desenho seguinte. Na elevação da parede aparecem as tubulações de água fria do banheiro e da cozinha, os blocos 'J' na última fiada, com um vergalhão de 10 mm de diâmetro e 305 cm de comprimento, que será concretado dentro das canaletas. Além dos eletrodutos e caixas de passagem das instalações elétricas.

*(modelo Casa 1.0, projetada pela Associação Brasileira de Cimento Portland)


Dicas

» A maior dificuldade quanto à leitura de projetos para execução de alvenaria é a identificação dos diferentes elementos que estão na planta, como a posição e tamanho dos blocos, eletrodutos e tubulação de água e esgoto que passam pelos furos dos blocos.

» É importante estar atento às elevações. Identifique a posição onde você observa a parede na planta. Geralmente, a indicação da posição do observador está especificada na planta baixa do projeto.

» Antes de iniciar a alvenaria, estude bem as plantas do projeto. Tire as dúvidas com o mestre-de-obras ou com o engenheiro. Jamais inicie a execução da alvenaria sem ter certeza sobre o que o projeto está especificando, pois o risco de ter de refazer o serviço é muito grande, causando atrasos no cronograma de obras e desperdício de materiais.

Publicidade