Publicidade

Obras

Muro com blocos de concreto

Confira todos os procedimentos para construir um muro com alvenaria de concreto, desde a escavação até o assentamento dos blocos e o arremate

Edição 17 - Maio/2008

Construir um muro divisório com blocos e concreto é uma tarefa relativamente simples. Porém, essa facilidade não significa que você deve deixar de lado alguns cuidados com a escolha e preparo dos materiais, assim como com o processo de execução.

A estabilidade necessária para garantir vida longa e segurança ao muro depende, antes de tudo, de um bom assentamento. Os blocos devem estar apoiados sobre fundações adequadas. Em terrenos com solo firme, a execução de um baldrame armado com blocos do tipo canaleta pode ser suficiente. Já em solos instáveis, pode ser preciso executar fundações mais profundas.

Embora não precisem assumir função estrutural, os blocos de concreto também requerem atenção com a compra e o recebimento. Descarte peças quebradas, trincadas ou com deformações. Lembre-se também que o concreto utilizado deve ter traços específicos, de acordo com a situação de aplicação.

Antes de levantar os muros de divisa, não se esqueça de consultar a Prefeitura para saber os alinhamentos corretos e se existem exigências a serem atendidas, como, por exemplo, em relação à altura do muro.

Conteúdo exclusivo para leitores
cadastrados ou assinantes da plataforma Equipe de Obra

Ainda não é um assinante PINI?
Escolha uma das opções abaixo e faça já sua assinatura.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade