Publicidade

Obras

Casa rápida - 3ª parte: cobertura e fechamento externo

Na edição anterior você viu a montagem dos painéis, agora é a vez da cobertura e do fechamento externo

Reportagem: Simone Sayegh
Edição 18 - Julho/2008

Desde a edição número 16 estamos mostrando como fazer uma casa rápida com estrutura de perfis metálicos galvanizados, sistema conhecido como steel frame (pronuncia-se "istil freime"). Esse sistema é considerado leve e não utiliza concreto na estrutura nem tijolos nas paredes. Na primeira etapa mostramos como fazer as fundações, simples e tradicionais, como radier, embasamento ou sapata corrida. Na segunda etapa mostramos como montar a estrutura de aço galvanizado do sistema e parafusar os painéis na laje. Agora vamos mostrar como cobrir a casa com telhas cerâmicas e executar as paredes com painéis cimentícios, que depois são acabadas e pintadas.

A cobertura das construções em steel frame pode ser feita com os mais variados tipos de telhas. A estrutura do telhado é sempre feita com perfis metálicos, mas a cobertura propriamente pode ser de telha cerâmica, de fibrocimento, metálica, de concreto ou telha asfáltica (shingle). O importante é que a escolha da telha seja feita pelo arquiteto quando fizer o projeto. Depois os engenheiros irão fazer os cálculos das dimensões do telhado, quantas telhas vão ser necessárias e o peso que a estrutura pode suportar. Vamos mostrar a seguir um pequeno passo-a-passo para executar a estrutura do telhado com perfis metálicos, o forro com lambri de madeira e a colocação das telhas cerâmicas. Outro passo-a-passo vai mostrar como se faz o fechamento, ou seja, as paredes que conformam a casa. Nesse caso, vamos utilizar painéis cimentícios.

PREPARAÇÃO

Fotos divulgação Construtora Seqüência

Montagem das tesouras
1) Com a ajuda de um gabarito, posicionam-se as tesouras nas extremidades da construção, apoiadas sobre os painéis metálicos. A face externa da tesoura deve estar alinhada com a face externa do painel.  As tesouras podem chegar ao canteiro montadas.




 

Fotos divulgação Construtora Seqüência
Colocação do forro
2) Depois de posicionar as tesouras, comece a executar o forro. Instale os lambris de madeira no sentido transversal das tesouras. Sobre o forro coloque placas de OSB (um tipo de chapa feita de fibras de madeira coladas), com juntas a prumo e dimensão maior perpendicular às tesouras. Fixe-as com parafusos atarraxantes próximos à extremidade da placa.

Fotos divulgação Construtora Seqüência

Colocação da manta
3) Sobre as placas de OSB, coloque os perfis metálicos cartola no sentido da queda do telhado. Aplique sobre as placas uma manta de subcobertura aluminizada, para proteger a casa contra infiltrações e melhorar o conforto térmico interno. A manta ajuda a casa a não esquentar demais.

 

Fotos divulgação Construtora Seqüência

Colocação das telhas
4) Sobre a manta de subcobertura, coloque outros perfis cartola (ripas) e, sobre   os perfis, comece a colocar as telhas cerâmicas da maneira tradicional.  Esse  tipo de cobertura  é considerada   bem completa e  de alta qualidade.


 

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>
Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade