Piso intertravado | Equipe de Obra

Publicidade

Obras

Pavimentação

Piso intertravado

Veja como fazer pisos de áreas externas com bloquetes, um tipo de paralelepípedo de concreto. Conhecido também como pavimento drenante, ele deixa a chuva escoar para o solo

Reportagem: Heloisa Medeiros
Edição 18 - Julho/2008

Muitas calçadas, pátios, estacionamentos e áreas externas de condomínios são revestidos com bloquinhos de concreto, os bloquetes. Também são conhecidos como pavers (pronuncia-se peivers) ou pavimentos drenantes, porque são assentados diretamente sobre o solo ou areia e podem, assim, escoar a água de chuva em vez de jogá-la para os bueiros, galerias e córregos. Isso ajuda muito a evitar alagamentos, porque o solo pode absorver boa parte da água. Esse pavimento também é muito bom porque podemos retirar os blocos, consertar tubulações enterradas e depois recolocar as peças.

Além do cinza, a cor natural do concreto, você pode encontrar bloquetes nas cores terracota, vermelho, cinza-escuro, camurça e amarelo.

Os bloquinhos são vendidos pelas empresas por metro quadrado e estocados sobre paletes de madeira ou cintados. São oferecidos em diversos formatos, cores e modulações, com espessuras que vão de 6 cm a 10 cm, de acordo com a aplicação (veja tabela). Para tráfego de pedestres, ciclovias ou ruas internas de condomínios, por exemplo, podem ser utilizados blocos com 40 mm e 35 MPa de resistência. Já para uso em vias com tráfego mais intenso e de veículos maiores, são recomendados os blocos de 50 MPa.

Os pavers são produzidos para atingir alta resistência à compressão (35 MPa a 50 MPa), igual ou maior que das  estruturas dos edifícios. Quando o arquiteto ou engenheiro projeta o piso, ele determina qual o tamanho mais adequado para utilizar, qual a espessura das camadas de sub-base e subleito, justamente para suportar as cargas, não afundar e não quebrar.

Obrigatoriamente, deve-se executar contenções laterais para evitar o deslizamento dos blocos. Ao limpar o piso, deve-se tomar cuidado se for usar máquina de hidrojateamento. O jato muito forte nas juntas entre os blocos pode retirar a areia que serve de rejunte e soltar peças. A seguir, vamos ver como executar esse pavimento.

Normas técnicas: NBR 9781 - Peças de Concreto para Pavimentação - Especificação; NBR 9780 - Peças de Concreto para Pavimentação - Método de Ensaio.

Principais fornecedores (com selo de qualidade da BlocoBrasil):
Glasser, Calblock,  Bloco Renger, Oterprem, Intercity, Presto, Tatu.

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>

Veja também

Infraestrutura Urbana :: Equipamentos Públicos :: ed 0 - Abril 2011

Documento do TCE-RJ aponta superfaturamento de R$ 67,3 milhões nas obras do Maracanã, no Rio de Janeiro

Construção Mercado :: Construção :: ed 0

Empresa comercializa normas técnicas a partir de R$ 15

aU - Arquitetura e Urbanismo :: Edifícios :: ed 0 - Novembro 2012

Divulgados detalhes do projeto do aeroporto com maior terminal do mundo, em Istambul