Publicidade

Planejamento

Tijolo maciço cerâmico

Como calcular a quantidade de tijolos para fazer paredes de alvenaria

Reportagem: Heloisa Medeiros
Edição 19 - Setembro/2008

Dimensões prováveis dos tijolos maciços após a revisão da NBR 8041

As paredes construídas com tijolos maciços cerâmicos são resistentes e oferecem um bom isolamento contra ruídos. Os tijolos maciços são produzidos com argila e cozidos em fornos a temperatura de 900ºC a 1.000°C. Nesta matéria você aprenderá a calcular a quantidade necessária de tijolos maciços para erguer uma parede de alvenaria de vedação.

Os tijolos para construir paredes têm geralmente 20 cm de comprimento, 10 cm de largura e 5 cm de altura, mas como nem todos os produtores respeitam a normalização técnica, ainda existem tijolos de outros tamanhos no mercado. Isso faz mudar muito a produtividade do trabalho, porque com tijolos maiores é mais rápido fazer a parede. Nesta seção, nós vamos tomar como padrão o tamanho 5 cm x 10 cm x 20 cm, que é o mais encontrado.

Cálculo da quantidade  de tijolos
Em geral, são necessários 148 a 150 tijolos para fazer 1 m2 de parede se o assentamento for a chato (parede de um tijolo); se o assentamento for comum, parede de meio-tijolo, vão ser precisos 77 a 80 tijolos. Para fazer uma parede de 4 m x 2,5 m, que correspondente a 10 m2, por exemplo, multiplica-se por 80 tijolos e chega-se a um total de 800 tijolos (10 m2 = 800 tijolos, assentamento comum). As juntas devem ter de 1,5 cm a 2,0 cm, no máximo. O traço recomendado da argamassa de assentamento deve ser de 1:2:9 em volume (1 parte de cimento, 2 de cal e 9 de areia grossa lavada).

Conteúdo exclusivo para leitores
cadastrados ou assinantes da plataforma Equipe de Obra

Ainda não é um assinante PINI?
Escolha uma das opções abaixo e faça já sua assinatura.

Publicidade