Topógrafo | Equipe de Obra

Publicidade

Carreira

Topógrafo

Mercado tem uma grande demanda desses profissionais, que hoje praticamente só trabalham com a chamada Estação Total

Reportagem: Valentina Figuerola
Edição 19 - Setembro/2008

PROFISSIONAL

Marcelo Scandaroli
Nome: Eliseu Santos de Rezende
Idade: 35 anos
Onde mora: Itaquaquecetuba, São Paulo
Função: topógrafo e encarregado da seção técnica
Onde trabalha: Sobrenco Engenharia e Comércio Ltda.
Há quanto tempo atua nessa profissão?
Trabalho como topógrafo há 14 anos. 
Onde já trabalhou: Prefeitura de Guarulhos (SP)

Quando começou a trabalhar como topógrafo?
Comecei como ajudante de topografia do meu pai que, na época, trabalhava para a Prefeitura de Guarulhos. Eu sempre o ajudava nos trabalhos extras que ele fazia.

Que curso uma pessoa precisa fazer para ser topógrafo?
Curso técnico em agrimensura.

Qual o maior desafio dessa profissão?
Atualizar-se, por meio de cursos e treinamentos, aos novos equipamentos e tecnologias que vão aparecendo. Por exemplo, antes usávamos equipamentos mecânicos (teodolito) e hoje trabalhamos com aparelhos digitais e eletrônicos (Estação Total). Sempre aparecem novidades.

Onde fazer esses cursos  de atualização?
As empresas que vendem os equipamentos normalmente oferecem os cursos de treinamento.

Como é a rotina da profissão?
Depende da área que o topógrafo atua. Numa obra, por exemplo, o primeiro passo é fazer um croqui do lugar, para depois marcar e numerar os pontos que serão levantados pelos auxiliares. Os dados que ficam guardados no equipamento são posteriormente passados para o computador, para a realização da planta planialtimétrica.

O topógrafo pode fazer outros trabalhos também?
Depende. Existem topógrafos que, além do levantamento de campo, também realizam a planta planialtimétrica.

É uma profissão perigosa?
Como o topógrafo trabalha na rua com equipamentos caros, pode sofrer um assalto à mão armada. Eu mesmo já fui assaltado. Se o topógrafo faz um levantamento em uma rodovia, corre o risco de ser atropelado. Se fizer um levantamento sobre um barranco que está sendo cortado, pode haver um desmoronamento. Além da segurança, a saúde do topógrafo também pode ser afetada.

O que deseja para o futuro?
Quero que a profissão seja exercida por profissionais mais capacitados. Com o surgimento da Estação Total - equipamento que, apesar de mais moderno, exige menos conhecimento do que os anteriores - muitas pessoas sem noção técnica passaram a trabalhar na área. Isso aumentou a concorrência e baixou a remuneração.

Características da função

O que faz um técnico em agrimensura ou topógrafo - É o profissional que coleta, processa e analisa dados de campo por meio de tecnologias espaciais e geoprocessamento. Também executa levantamentos topográficos georreferenciados, ou seja, determinados geograficamente pelo rastreio de satélites.

Quanto tempo dura o curso - Dura três semestres (um  ano e meio).
É obrigatório ter o 2º grau completo para fazer o curso - Não. Quem está matriculado no segundo ano do Ensino Médio já pode fazer o curso.

Que características tem um bom profissional - Bom raciocínio espacial e matemático, facilidade em aprender novas tecnologias, liderança de equipes.

Quais técnicas ele deve dominar - Operação de instrumentos, desenhos eletrônico e manual e cálculos,   em geral.

Quais são as responsabilidades na obra - Ter capacidade de exatidão e precisão, criatividade para solucionar imprevistos na obra e comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita.

Qual a importância da formação técnica - A formação técnica é fundamental, pois permite que o profissional tenha um registro junto ao Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). Somente com esse registro ele poderá participar de concursos públicos e cadastrar-se no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Também poderá emitir laudos em empresas privadas e de engenharia.

Onde trabalhar - Em órgãos governamentais como a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), DEPRN (Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais), DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), Incra (Instituto Nacional de Reforma Agrária), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias); em empresas de saneamento básico como Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas); em prefeituras municipais, em empresas de representação de vendas de equipamentos e softwares; em empresas de engenharia, consultoria, construção civil, telecomunicações, agricultura de precisão e de pavimentação e em instituições de pesquisa ou em empresas ligadas ao meio ambiente e ecologia.

Onde e como aprender a profissão - Na Etevav (Escola Técnica Estadual Vasco Antônio Venchiarutti), que tem unidades nas cidades paulistas de Jacareí, Votuporanga, Presidente Prudente e Jundiaí. O curso é gratuito e as inscrições para o vestibulinho são  sempre em maio.

Obs.: Para saber onde fazer o curso de topógrafo, consulte o Crea do seu Estado e escolas técnicas  federais e estaduais.

Cursos
ETEVAV - Escola Técnica Estadual Vasco Antônio Venchiarutti - Agrimensura - Jundiaí (SP)
CEFETGO - Centro Federal de Educação Tecnológica de   Goiás - Geomática
CEFETSC - Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina - Geomensura
CEFETRN - Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte - Topografia
CEFETES - Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo - Geomática
CEFETPA - Centro Federal de Educação Tecnológica do   Pará - Geomática
CEFETMT - Centro Federal de Educação Tecnológica do Mato Grosso -Topografia
COTIL - Colégio Técnico de Limeira da Unicamp - Técnico  em Geomática

Consulte também o Cefet (Centro Federal de Eduação Tecnológica)  da sua cidade ou consulte o Crea do seu Estado.

Veja também

aU - Arquitetura e Urbanismo :: Notícias :: ed 0 - Novembro 2012

CAU anuncia programação da 1ª Conferência Nacional de arquitetura e urbanismo

Equipe de Obra :: Segurança :: ed 70 - Abril de 2014

Certo e Errado

Equipe de Obra :: Obras :: ed 70 - Abril de 2014

Aprenda a ler projetos de pisos acústicos