Publicidade

Obras

Tire suas dúvidas

Envie sua pergunta para rua Anhaia, 964, Bom Retiro, CEP 01130-900, São Paulo (SP) ou para equipedeobra@pini.com.br

Edição 23 - Maio/2009

Concreto usinado
"Encher lajes" com concreto pronto é mais barato do que fazer na obra, se eu tiver uns dois ajudantes, por exemplo?
Nelson Leme da Costa, Jundiaí (SP)

Quando compramos concreto pronto (usinado), estamos pagando, além dos materiais, pela amortização dos equipamentos da usina, pelo custo de administração, pelo transporte e pelo lucro do produtor (além de diversos impostos que este é obrigado a arcar). Se produzirmos o concreto na própria obra, temos obrigatoriamente que economizar de forma bastante considerável, ou seja, se o concreto usinado custar cerca de R$ 200,00/m3, na obra o concreto de resistência equivalente deve sair no mínimo por R$ 150,00. Precisamos tomar cuidado para atingir na obra a mesma qualidade do concreto fornecido pela usina, onde teoricamente são mantidos eficientes processos de controle da qualidade dos materiais, da dosagem (sempre feita em peso), do processo de mistura etc.
Ercio Thomaz, Cetac-IPT (Centro de Tecnologia do Ambiente Construído)

Baldrame x radier
Para uma casa térrea, qual deve ser a altura mínima se eu optar por radier em vez de baldrame?

Everton Ruiz de Paula, Vitória da Conquista (BA)

Vai depender muito da resistência do solo no local da obra, da disposição das paredes e das cargas que serão transmitidas (influência do tipo de cobertura, peso próprio dos materiais etc.). Para solos mais resistentes, o radier pode ter altura em torno de 8 cm. Para solos mais moles, essa altura pode chegar a 10 cm ou 12 cm. O radier deve ficar cerca de 20 cm acima do nível do solo; o solo debaixo da casa deve ser contido por vigas em todo o perímetro do radier; a laje deve ser regularizada de forma a prover caimento da água para fora da casa e devem ser deixadas passagens para tubulações de água, esgoto etc. Armaduras também devem ser introduzidas (por exemplo, malha quadrada de 25 cm, ferros de diâmetro 6,3 mm), para que a laje não apresente fissuras. Quanto ao concreto, pode ser, por exemplo, de traço 1: 3 : 4 (cimento, areia e pedra britada), preparado com a menor quantidade possível de água e muito bem adensado.
Ercio Thomaz, Cetac-IPT (Centro de Tecnologia do Ambiente Construído)

 

Prumo e nivelamento

Fotos: Marcelo Scandaroli
Quando devo usar prumo de peso e nível bolha?
Astolfo Ferreira de Faria, Ribeirão Pires (SP)

Acho que você queria dizer prumo de bolha comparado ao prumo de peso. O prumo de bolha ou nível de bolha é mais aconselhável para nivelamentos horizontais de pequenas distâncias, por exemplo, para colocação de uma prateleira. Pode ser utilizado também para nivelamento vertical, porém, somente de pequenas distâncias. Para o nivelamento horizontal de distâncias maiores, é aconselhável utilizar o nível de mangueira. O prumo de peso é utilizado para nivelamentos verticais de distância maiores como, por exemplo, de uma alvenaria. O nível de bolha combinado com a régua de alumínio também pode ser adotado para verificar o prumo da alvenaria.

Bernardo Corrêa Neto, Gerente de Engenharia e Custos da PINI

 

 

 

 

 

Publicidade