Almoxarife de obra | Equipe de Obra

Publicidade

Carreira

Almoxarife de obra

Esse profissional cuida, no canteiro de obras, de todas as atividades relacionadas à entrada e saída de materiais. Para isso, deve ser organizado e prestativo

Edição 23 - Maio/2009

Profissional

Acervo pessoal
Nome: Rubens G. do Nascimento Paixão
Idade: 25 anos
Onde nasceu: São Paulo
Onde mora: Itaim Paulista
Função: almoxarife de obras
Onde trabalha: Tecnisa Construtora e Incorporadora - obra no Tatuapé
 
Como aprendeu a profissão?
Meu aprendizado todo foi na Tecnisa. Entrei na empresa em 2004 pela parceria da construtora com a BMF (Bolsa de Mercadorias e Futuro). Na época, a Tecnisa contratava jovens para o primeiro emprego indicados pela BMF e comecei como servente. Em 2005 recebi o convite para ser auxiliar de almoxarife e, com toda dedicação e coragem, resolvi aceitar. Acredito que a primeira oportunidade de encarar os desafios dessa profissão me foi dada porque sempre tive e demonstrei vontade de aprender. Em 2006, fui promovido a almoxarife.

Qual é o maior desafio que enfrentou na profissão?
Sem dúvida alguma, foi a implantação da certificação de qualidade ISO 9001, que requer a atenção e organização constante do profissional. Com a implantação da ISO 9001 você deixa de ser um "simples profissional" e começa a ser "o profissional", exigido e reconhecido no mercado de trabalho.

É uma profissão perigosa?
É uma profissão que não admite o luxo de cometer erros. Somente um profissional lúcido e com um grande suporte de uma boa empresa consegue exercer essa profissão sem medos e com competência.

Como é a rotina de trabalho?
Atuo no recebimento de materiais, que devem estar de acordo com os padrões de qualidade da construtora, no armazenamento de materiais, controle de estoque, organização do estoque e almoxarifado, além de controle  de entrada e saída de todos os materiais.

O que é preciso para ser um bom profissional?
Cumprir com as metas e objetivos da empresa, ser organizado, prestativo, competente, ciente de que sua profissão é sua vida e o que você faz é o que você mais gosta e ama.

 

Cursos de almoxarife

Escola: Colégio Técnico Henrique Hennry
Cidade: Aracaju
Carga horária: 100 horas
Pré-requisito: Ensino Fundamental Completo www.colegiotecnicose.com.br
Telefone: (79) 3222-9567

 

Características da função de almoxarife de obra
O que faz um almoxarife de obras - ele cuida, de forma integrada, das atividades relativas à administração de materiais e patrimônios, incluindo a movimentação de materiais de consumo e permanente, bem como os seus reflexos na escrituração contábil.

Em que etapa da obra ele entra - é de suma importância que esse profissional faça parte da equipe desde a implantação do canteiro de obras, tendo em vista que ele é o responsável por toda movimentação dos materiais de consumo e permanentes.

Quais as responsabilidades do profissional na obra - ele é o responsável por todo e qualquer material solicitado para a execução dos serviços, pelo controle de lançamento de entrada e saída de materiais (controle de estoque), pelo apontamento das horas trabalhadas.

Quais técnicas esse profissional deve dominar - o almoxarife deve ter noções de contabilidade, conceitos de material, material de consumo e material permanente, parâmetros excludentes, aquisição de material, técnicas de arquivo e protocolo, aquisição de bens intangíveis, bens imóveis, tipos de inventário e processo administrativo disciplinar.

Como está o mercado - por acreditar que a função é de suma importância dentro dos canteiros de obras, a oportunidade para esse profissional depende do número de obras em execução.

Onde um almoxarife de obras pode trabalhar - no canteiro. Normalmente, ele fica alocado próximo ao almoxarifado, que é um cômodo construído para guardar materiais.

Onde aprender a profissão - nos cursos de qualificação de mão-de-obra.

Apoio técnico: Jorge Eduardo Fontes Leite, professor do Colégio Técnico Henrique Hennry, em Aracaju.

Veja também

Construção Mercado :: Negócios :: ed 153 - Abril de 2014

Estoque em alta provoca queda nos lançamentos e nos preços dos imóveis em Manaus

Equipe de Obra :: Segurança :: ed 70 - Abril de 2014

Certo e Errado