Publicidade

Planejamento

Telhas de fibrocimento

Para calcular a quantidade necessária para o telhado, é necessário considerar a área de recobrimento e inclinação

Reportagem: Thays Tateoka
Edição 25 - Setembro/2009

As telhas onduladas de fibrocimento são muito utilizadas em casas populares e nos telhados de empreendimentos comerciais e industriais por seu baixo custo. Versáteis, podem ser instaladas sobre estruturas de madeira, aço ou concreto pré-moldado, podendo ser fixadas com parafusos, ganchos ou pinos, conforme indicação do fabricante.

As telhas estão disponíveis no mercado em diversos tamanhos e espessuras. Por isso, para uma montagem correta, é necessário respeitar as medidas indicadas pelos fabricantes e contar com um bom madeiramento. O uso adequado de peças como cumeeiras, rufos e espigões em fibrocimento também garantem a qualidade do telhado.

Para calcular a quantidade correta de telhas a ser usada na cobertura, deve-se considerar o vão livre, a área de sobreposição das telhas e a inclinação, que pode variar de 5º a 90º (no caso de fechamento lateral). Para este exemplo de cálculo, vamos considerar o uso de telhas onduladas de 6 mm x 1,83 m de comprimento. Esta medida permite vãos de até 1,69 m, proporcionando um pouco mais de economia por permitir um distanciamento maior entre os apoios.

Conteúdo exclusivo para leitores
cadastrados ou assinantes da plataforma Equipe de Obra

Ainda não é um assinante PINI?
Escolha uma das opções abaixo e faça já sua assinatura.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade