Escola volante Tigre | Equipe de Obra

Publicidade

Obras

Clube do Mestre

Escola volante Tigre

Com o Tigrão, um caminhão que funciona como centro de treinamento móvel, instrutores percorrem diversas regiões do País para capacitar instaladores hidráulicos

Reportagem: Thays Tateoka
Edição 26 - Novembro/2009

Fotos: Marcelo Scandaroli
Dando continuidade à série de reportagens sobre programas de treinamento oferecidos por empresas do setor de construção civil, nesta edição apresentamos a Escola Volante Tigre. O programa realizado pela fabricante de tubos e conexões é desenvolvido por meio de cursos e palestras que acontecem em várias cidades do País com o intuito de formar instaladores hidráulicos.

Fotos: Marcelo Scandaroli
Alunos em aula no Tigrão, carreta preparada para a realização de cursos teóricos e práticos
A cada mês, os instrutores técnicos do caminhão-escola Tigrão dirigem-se a uma determinada região para atender aos profissionais que procuram se aperfeiçoar na profissão e também os jovens à procura de qualificação para o primeiro emprego.

Basicamente, o curso oferece instruções sobre as peças que auxiliam a instalação hidráulica nos sistemas de água quente, água fria, esgoto e drenagem. O profissional toma conhecimento da forma correta de cada instalação e pode oferecer a garantia para seu cliente. Em todos os cursos e palestras, o aluno recebe um certificado de participação.

Conhecimento adquirido

Thays Tateoka
O instalador elétrico José Nunes, de 47 anos, trabalha há seis anos como autônomo e conta o que aprendeu no treinamento em hidráulica

Como você ficou sabendo do curso?

Na loja de materiais de construção. A Tigre estava organizando novas turmas para capacitação em instalações prediais.

O que aprendeu que antes não sabia?

Aprendi que o mau dimensionamento do esgoto pode trazer diversos problemas de vedação, vazamento e influencia diretamente na garantia de fábrica das peças.

Quais são os detalhes mais importantes que fazem a diferença quando falamos em instalações hidráulicas?

É curioso saber que para cada tipo de instalação temos uma técnica diferenciada e materiais a serem utilizados. Com o conhecimento adquirido, eliminamos o improviso e realizamos um trabalho correto e sem falhas.

Você acredita que participar do curso o diferenciou no mercado de trabalho?

Sim. Antes tinha apenas conhecimentos em elétrica, mas quando estamos atendendo ao cliente final e ele solicita a instalação hidráulica, se não sabemos fazer ele procura outro profissional. Agora estou apto a desenvolver mais essa atividade.

Fique ligado

Os treinamentos são realizados em revendedoras, escolas, associações de classe, construtoras e no Tigrão - Centro de Treinamento Móvel, uma carreta especialmente preparada para cursos práticos e teóricos, com capacidade de até 25 alunos por turma.

Cursos e palestras oferecidas
» Palestras com duração aproximada de uma hora sobre lançamentos e soluções de destaque do portfólio Tigre.
» Cursos sobre instalações hidráulicas prediais, divididos nos módulos: água fria, água quente, esgoto e águas pluviais e drenagem - quatro horas de duração por módulo.
» Cursos com duração de 16 horas de instalador de redes de saneamento, instalador de forros de PVC, instalador de redes de combate a incêndio com chuveiros automáticos e identificação e resolução de problemas das instalações hidráulicas prediais (patologia).

Como participar
Quando os cursos ocorrem nas revendas, os participantes costumam ser convidados pela loja. Quando são realizados em construtoras e companhias de saneamento, os próprios funcionários é que participam. No Centro de Treinamento Móvel, a divulgação é feita em rádios e jornais e por meio de cartazes, permitindo a participação de toda a comunidade.

Agendamento dos cursos: Teletigre 0800-7074-700
Site: www.tigre.com.br
Valor: os treinamentos são gratuitos