Publicidade

Materiais e ferramentas

Pintura: Conheça as tintas pelo rótulo

Aprenda a identificar as informações da embalagem e saiba como aproveitar melhor seu material de trabalho

Reportagem: Renata D'Elia
Edição 28 - Março/2010

Para fazer uma boa pintura não basta escolher qualquer tinta e aplicar. É preciso identificar o produto mais adequado e garantir um serviço de qualidade. Para aproveitar melhor o que as tintas têm a oferecer, é sempre importante consultar os rótulos das embalagens e verificar informações como o prazo de validade, cuidados ao usar, aplicações, demãos e rendimento.

Basicamente, as tintas estão divididas em três categorias: econômica, standard e premium. A diferença está na composição e na durabilidade. As da linha econômica duram aproximadamente um ano, as da standard chegam a dois ou três anos e as da Premium, podem durar até cinco anos após a aplicação. A durabilidade também depende do tipo de tinta, temperatura, clima do ambiente, tipo e preparo da superfície. Todos esses cuidados estão indicados nos rótulos das tintas e devem ser seguidos rigorosamente conforme os padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e da Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas).

Fomos atrás dos fabricantes para ajudar o trabalhador a entender esses e outros pontos importantes sobre os produtos. Confira, a seguir, um roteiro para encontrar essas instruções nas latas:

 

Recomendações dos rótulos para utilização das tintas

Fotos: Marcelo Scandaroli
Identificação

Na parte da frente do rótulo, você encontrará identificações sobre o tipo da tinta: esmalte, verniz, látex, acrílica etc. Também haverá pequenas informações resumidas sobre a categoria da tinta (econômica, standard, premium), diluição, se é indicada para pintura externa ou interna, secagem e odor. Essa região da lata também pode trazer indicações sobre uma certificação extra do produto, como o selo "qualidade verde", por exemplo.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli
Etiqueta

Na parte de baixo do rótulo frontal, você encontrará a etiqueta com o prazo de validade, código de barras, lote e cor da tinta.

 

 

 

Fotos: Marcelo Scandaroli
Características

Na parte de trás do rótulo, na coluna à esquerda, está a explicação geral sobre as características da tinta, o tipo e um resumo das matérias-primas utilizadas.

 

 

 

Dica

Para garantir um bom resultado e fazer a tinta render e durar exatamente o que a lata indica, é preciso sempre selar bem a superfície e verificar se a base está seca, limpa, coesa, firme, sem poeira, gordura, graxa, sabão ou mofo.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli
Aplicação

Na foto, apontamos a coluna que contém as indicações detalhadas de aplicação, conservação da superfície após a aplicação do produto, recomendações técnicas, segurança e meio ambiente, qualidade e composição química básica.

Há também instruções de transporte e conservação da lata, bem como de todos os cuidados com manuseio e manipulação do produto. Ao final, está o telefone do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), disponível para esclarecimento de dúvidas e reclamações.

 

 

Fotos: Marcelo Scandaroli
Recomendações

Observe que nas latas menores a sequência das informações é a mesma, porém, na direção horizontal. Em alguns casos, em vez de "recomendações" é usada a expressão "observações gerais" para detalhar o manuseio da tinta e dar dicas de como preservá-la para melhor aplicação.

 

 

Fotos: Marcelo Scandaroli
Instruções

Logo abaixo da explicação sobre as características haverá uma sinalização ilustrada com as ferramentas indicadas para a aplicação do produto (se a tinta rende melhor com pincel, rolo ou trincha), instruções sobre diluição, cores, rendimento, demãos necessárias e secagem.

 

 

 

Fotos: Marcelo Scandaroli
Superfícies

Ainda na coluna à esquerda da parte de trás da lata, logo abaixo do quadro ilustrado, haverá informações sobre os tipos de superfícies ideais para o produto e a melhor forma de preparação para receber a pintura.

 

 

 

 

 

Apoio técnico: José de Andrade, técnico de produto da Sherwin Williams, ABNT e Abrafati.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade