Doutores da Construção | Equipe de Obra

Publicidade

Carreira

Doutores da Construção

Parceria entre lojas de materiais e indústrias oferece aos profissionais diversos tipos de treinamentos

Reportagem: Thays Tateoka
Edição 33 - Março/2011

Fotos: divulgação Doutores da Construção
Com transmissão ao vivo, alunos podem tirar dúvidas junto aos instrutores
O programa Doutores da Construção é uma parceria entre indústrias da construção civil e lojas de materiais com o objetivo de qualificar instaladores, encanadores, pedreiros e formar o público em geral em uma nova profissão. As aulas são realizadas em todo o País e a transmissão do curso é ao vivo, via satélite, o que possibilita ao aluno fazer perguntas e tirar dúvidas durante a aula junto aos instrutores.

Entre as empresas participantes, estão a Amanco, Phelps Dodge, Astra, Docol, Weber Quartzolit, Schneider Electric e Sika, além de 241 lojas com cerca de 104 centros de treinamento.

O programa está focado em cinco áreas de conhecimento: alvenaria, hidráulica, elétrica, revestimento e pintura. Em cada módulo, o aluno aprende passo a passo como executar o serviço. Entre os cursos mais procurados estão o de hidráulica e de pintura, tendo, inclusive, grande participação do público feminino. "Além de realizarem seus trabalhos com autonomia, a qualificação dessas profissionais tem contribuído para novas oportunidades de colocação profissional", comenta Kátia Matias, gerente-geral da Doutores da Construção.

Programa de capacitação

A cada dia é realizado um treinamento. Confira os temas disponíveis em cada módulo:

Canal Alvenaria

Módulo I
» Contrapiso
» Execução de fundação e alicerces
» Paredes, vãos livres e esquadrias
» Leitura de plantas

Módulo II
» Cobertura de lajes
» Matemática
» Telhados
» Tipos de reboco

Canal Hidráulica

Módulo I
» Introdução à hidráulica
» Soluções em água quente
» Sistemas de água fria e caixas d'água
» Sistemas de esgoto
» Soluções para banheiros

Módulo II
» Instalação de produtos economizadores de água
» Águas pluviais e cisternas
» Instalação de metais sanitários
» Instalação de banheiras
» Sistemas de descarga

Canal Elétrica

MóRevestimento de porcelanato
» Técnicas de revestimento cerâmico

Canal Pintura

Módulo I
» Texturas e efeitos especiais
» Tintas para paredes, madeiras e metais
» Verniz para madeiradulo I
» Comandos e controles para instalações elétricas residenciais
» Dispositivos de proteção
» Dimensionamento de condutores elétricos residenciais
» Sistemas de aterramento

Canal Revestimento

Módulo I
» Colocação de cerâmica
» Revestimento de porcelanato
» Técnicas de revestimento cerâmico

Canal Pintura

Módulo I
» Texturas e efeitos especiais
» Tintas para paredes, madeiras e metais
» Verniz para madeira

 

Nova profissão

A alagoana Maria Dias Rocha Barbosa, de 45 anos, largou a profissão de auxiliar técnico em enfermagem depois que viu nos cursos oferecidos pelo Doutores da Construção a oportunidade de mudar de área, trabalhando com pequenas reformas e novas construções.

Como ficou sabendo do curso?

Sempre que tinha algum reparo ou reforma para fazer na minha casa via a dificuldade em contratar profissionais capacitados, até que fui em uma das lojas integrantes e vi que era possível participar dos treinamentos. O que começou como um conhecimento pessoal acabou virando minha nova profissão.

Por que resolveu largar a profissão de auxiliar de enfermagem?

Porque fiquei apaixonada pela construção civil e também porque a mão de obra especializada neste mercado proporciona ganhos excelentes. Hoje executo qualquer tipo de trabalho em um canteiro de obras e estou estudando administração de empresas para, quem sabe, montar uma empreiteira e depois talvez estudar engenharia.

Há quanto tempo atua nesta área?

Há cinco anos, realizando pequenas obras em um terreno próprio. Depois comecei a atender pequenas demandas de reformas focadas em aplicação de revestimento e serviços de pintura. Agora, como estou cursando faculdade de administração, me sinto apta a assumir projetos maiores que necessitem também de orçamentos e excução de serviços de hidráulica, elétrica e alvenaria.

Quais foram os principais conhecimentos adquiridos no curso?

Os treinamentos me ensinaram que cada procedimento executado no canteiro tem um prazo a ser respeitado. Por exemplo, devemos aguardar 28 dias de cura para pintar uma parede rebocada e muitos problemas posteriores às vezes se dão por conta dessa falta de conhecimento do profissional.

De todos os módulos que cursou, com qual você mais se identificou?

Com o de revestimento e de pintura. Além de ser um trabalho que exige minúcia na execução, é um dos mais bem pagos.

Como mestre de obras, você enfrenta algum tipo de dificuldade de lidar com os encarregados e com os clientes pelo fato de ser mulher?

Com certeza, mas até que eles saibam que sou uma profissional especializada. E é preciso ter pulso firme, porque as pessoas estranham. Mas já percebo que quando são as mulheres que contratam o serviço para reformar ou construir suas casas, elas acabam até preferindo lidar comigo por saberem que sou cuidadosa e detalhista.

SAIBA MAIS

Como participar: para se cadastrar no programa, acesse o site www.doutoresdaconstrucao.com.br e busque a loja mais próxima de sua residência ou trabalho.

Como funciona: Os programas têm a mesma agenda e horários e o curso é transmitido via satélite. Cada aula tem duas horas e meia de duração e, ao todo, somam 60 horas de treinamento. Depois de receber o certificado, o profissional pode divulgar seus serviços no site do programa.

Para o aluno receber a carteirinha de Doutor da Construção, é preciso finalizar todos os módulos de um dos cinco canais e realizar um teste, obtendo acerto mínimo de 70%.

Datas e horário: Acesse o site www.doutoresdaconstrucao.com.br para saber a programação de cada treinamento. O horário das aulas é sempre de segunda a quinta-feira, das 18h00 às 20h30.