Publicidade

Materiais e ferramentas

Piso laminado de madeira

Confira todo o processo de fabricação, desde a moagem do eucalipto até a estocagem do produto

Reportagem: Luciana Tamaki
Edição 33 - Março/2011

Fotos: divulgação Eucatex
Transformação da matéria-prima

A tora de eucalipto passa por um descascador e um picador. No moinho, esse material é transformado em partículas, passando por uma secagem e posterior encolagem, onde as partículas são misturadas à resina MUF (melamina-ureia-formol).

 

Fotos: divulgação Eucatex
Pegando forma

A formadora distribui as partículas numa esteira, formando uma espécie de massa contínua chamada colchão, de aproximadamente 8 cm de altura.

 

 

 

 

Fotos: divulgação Eucatex
Prensa

Com a temperatura e pressão da prensa, a chapa toma forma. Na saída da prensa, as chapas são calibradas por lixamento até atingirem uma das espessuras padrão: 6,7 mm e 7,7 mm.

 

 

 

Fotos: divulgação Eucatex
Laminação

A laminadora recebe o painel e o une com papéis impregnados de melamina, formando um "sanduíche". A prensagem desse sanduíche gera duas chapas que totalizam 10 m², com ciclo de 25 segundos.

 

 

Fotos: divulgação Eucatex
Usinagem

Na usinagem, a chapa ou painel de 5 m² já está com sua espessura no padrão final, de 7 mm ou 8 mm. Elas são cortadas em réguas, que na sequência são usinadas, gerando o encaixe macho e fêmea.

 

 

Fotos: divulgação Eucatex
Embalagem e expedição

Cada caixa é embalada com seis réguas e é protegida por um filme plástico. Para expedição, as caixas são paletizadas em quatro fileiras de 12 caixas.

 

 

 

Publicidade