Calçada com ladrilhos hidráulicos | Equipe de Obra

Publicidade

Planejamento

Calçada com ladrilhos hidráulicos

Aprenda a fazer o orçamento da obra de uma calçada de 6 m de frente por 2,5 m de largura, revestida com ladrilhos hidráulicos de 20 cm x 20 cm

Reportagem: Renato Faria
Edição 34 - Março/2011

Quanto custa construir uma calçada? Tem gente que faz as contas de cabeça, e depois de um tempo pensando é capaz de arriscar um valor médio que inclui custos de material, mão de obra e uma "gordurinha" para despesas imprevistas. Ao final do serviço, porém, muitas vezes se percebe que o gasto real com a execução da calçada não bate com os valores estimados - e acaba sendo (muito) maior do que o planejado. Mas existe uma maneira de se prevenir contra problemas como esse.

O segredo é fazer um orçamento detalhado e com método. Para isso, é preciso que o profissional conheça muito bem cada passo de execução do serviço. O ideal é que ele saiba exatamente qual a produtividade de sua equipe e o consumo de material em cada uma das etapas de execução. Mas se não souber, não tem problema: o profissional pode consultar livros técnicos como o TCPO (Tabelas de Composições de Preços para Orçamentos), que trazem valores médios medidos em serviços semelhantes. Por fim, é preciso saber também as informações mais importantes de qualquer orçamento: os preços dos materiais e da mão de obra.

Nas próximas páginas você verá com detalhes como fazer uma estimativa de orçamento para a construção de uma calçada com 6 m de frente e 2,5 m de largura, revestida com ladrilhos hidráulicos quadrados de 20 cm de lado. O exemplo, porém, pode ser extrapolado para muitos outros serviços realizados no canteiro: basta repetir o procedimento para achar os valores relativos à execução de alvenaria, à aplicação de argamassa de revestimento, à instalação de mantas asfálticas...

 

1o Conhecer o projeto

Primeiro, é preciso conhecer o projeto. Ele traz as informações básicas sobre as dimensões da calçada, a espessura do contrapiso, o tipo de revestimento utilizado e outras informações importantes que serão utilizadas nos próximos passos.

 

2o Planejar os serviços

Antes de colocar a mão na massa, pense em todos os serviços necessários para a execução do projeto. Veja no desenho as etapas de construção da calçada:

Fotos: Marcelo Sacandaroli

 

3o Cálcular áreas e dimensões

As dimensões apresentadas no projeto ajudam a calcular a quantidade de material necessária para a execução de cada etapa do serviço. Nessa etapa, dois valores serão muito importantes: a área total e o comprimento da calçada.

1) Encontre a área da calçada multiplicando sua largura (2,5 m) por seu comprimento (6 m):

Área da calçada = 6 m x 2,5 m

Área da calçada = 15 m²

2) Anote também o comprimento da calçada, ao longo do qual serão instaladas as guias:

Comprimento da calçada = 6 m

 

4o Calcular os custos dos serviços

As tabelas abaixo servem para estimar quanto custa uma unidade (1 m ou 1 m²) de cada serviço identificado na etapa 2, e detalham os materiais, equipamentos e mão de obra necessários para realizá-los.

Se você não souber o consumo unitário desses itens por sua empresa, é possível utilizar estimativas genéricas. Esses valores estão disponíveis no livro TCPO - Tabelas de Composições de Preços para Orçamentos, da Editora PINI, e foram usados para compor esta matéria.

* Hora produtiva

Observação: as tabelas de composição são uma referência para orçamento. Cada empresa, porém, tem seu próprio processo executivo, com números específicos de produtividade de funcionários. Rendimento da equipe, encargos sociais e BDI são valores que precisam ser verificados periodicamente por essas empresas. Nas tabelas acima, foram consideradas Leis Sociais de 129,34%.

 

5o Montar a planilha orçamentária

Por fim, os valores calculados na etapa anterior são agrupados em uma única tabela, a planilha de orçamento dos serviços. Ela pode ser apresentada de forma resumida por etapas, como no exemplo abaixo, ou detalhada, com todos os itens levantados na etapa anterior.

 

 

Resumo

Para executar uma calçada (6 m de frente x 2,5 m de largura) revestida com ladrilhos hidráulicos (20 cm x 20 cm), você precisará fazer a regularização e compactação da base, a execução do contrapiso de concreto, a instalação das guias e o assentamento dos ladrilhos hidráulicos. O custo total estimado para o serviço é de R$ 2.082,40 (execução em São Paulo), com base em valores de janeiro de 2011.

 

Apoio técnico: Pedro Antonio Badra, diretor do escritório SBD Planejamento, Bernardo Corrêa Neto e Ana Carolina Ferreira, do departamento de Engenharia e Custos da PINI, e Silvia Mitsue, do departamento de treinamento da PINI.