Pré-moldados | Equipe de Obra

Publicidade

Planejamento

Pré-moldados

Uso de peças pré-moldadas gera benefícios ao transporte de outros materiais na obra

Reportagem: Jamila Venturini
Edição 38 - Julho/2011

Fotos: divulgação Tecnisa
A execução de escadas e sacadas em edifícios é um processo cheio de detalhes e pouco produtivo. Para se ter uma ideia, no sistema tradicional as escadas são feitas pavimento por pavimento com fôrmas de madeira. O processo envolve a montagem das fôrmas (degrau a degrau), a concretagem, o sarrafeamento, o revestimento e finalmente a pintura. A montagem das sacadas, por sua vez, além de demorada é perigosa para os trabalhadores envolvidos, que têm que se movimentar em alturas elevadas.

Fotos: divulgação Tecnisa
Para otimizar esse processo de produção e diminuir sua dependência de mão de obra, a Tecnisa começou a utilizar peças pré-moldadas no canteiro para a construção de escadas e sacadas. A construtora investiu na montagem de uma central de pré-moldagem com uma pista rolante, na compra de conjuntos de fôrmas metálicas para escadas e sacadas e no aluguel de uma grua para o transporte vertical das peças em um condomínio de edifícios em Santos (SP). Tudo isso para a produção de um total de 2.200 m³ de pré-moldados.

Fotos: divulgação Tecnisa
Construtora investiu na montagem de uma central de pré-moldados e na compra de fôrmas metálicas para fabricar, no próprio canteiro, as escadas e sacadas dos edifícios.

Segundo Maurício Bernardes, gerente de desenvolvimento tecnológico da Tecnisa, a solução permitiu reduzir em 1/3 o número de carpinteiros na obra - de 120 funcionários para apenas 80. A economia - cerca de R$ 1 milhão - cobriu os custos com o pórtico, as fôrmas e parte do aluguel da grua. A solução ainda trouxe benefícios indiretos à obra, com o uso da grua para o transporte de outros materiais.

Fotos: divulgação Tecnisa

Indispensável para o transporte dos pré-moldados do estoque até os pavimentos, a grua gerou benefícios indiretos a outras atividades realizadas na obra.

Fotos: divulgação Tecnisa

 

Ilustrações: Daniel Beneventi

Ilustrações: Daniel Beneventi