Levantamento topográfico | Equipe de Obra

Publicidade

Carreira

Levantamento topográfico

Conheça o trabalho do topógrafo e sua importância para as obras da construção civil

Reportagem: Jamila Venturini
Edição 38 - Julho/2011

A primeira coisa que um projetista precisa saber antes de iniciar o planejamento de uma construção são as dimensões e condições do terreno onde ela será alocada. Informações sobre a variação de cotas, presença e localização de elementos estranhos à obra - árvores, lagos, antigas pavimentações etc. - ajudam a determinar o local onde a construção será feita e a prever serviços como terraplanagem, transplantes de árvores, entre outros.

Quem fornece esses dados é o topógrafo, profissional responsável por fazer o levantamento dos elementos existentes no terreno e confeccionar uma planta com a posição exata de cada um deles, assim como a variação de cotas no local.

Essa primeira planta (chamada de planta topográfica) é fornecida ao projetista que poderá, então, situar a obra no terreno. Esse desenho é devolvido ao topógrafo para que ele marque no terreno os pontos de referência para os profissionais no momento de execução de cada serviço, indicando onde devem ser feitas obras de terraplanagem, fundações, paredes, etc.

Além de ser fundamental no momento de planejamento e projeto da construção, o topógrafo também atua na execução e no acompanhamento da obra, verificando se a execução está bem alinhada e posicionada, por exemplo. Ele ainda pode trabalhar no monitoramento da obra, identificando se houve deslocamentos de estruturas.

Instrumento de trabalho

Fotos: Marcelo Scandaroli
O antigo teodolito, um aparelho óptico parecido com um telescópio utilizado pelos topógrafos para a medição de ângulos e distâncias, hoje foi substituído pela Estação Total. Ela possui um sensor infravermelho que faz a leitura automática destes dados e os armazena em sua memória.

Saiba Mais

O mercado de trabalho do topógrafo é amplo. Ele pode atuar em órgãos governamentais federais e estaduais, prefeituras, empresas de saneamento básico, de engenharia, consultoria, construção civil, telecomunicações, instituições de pesquisa, organizações não governamentais, entre outros. Pessoas interessadas em atuar como topógrafos podem fazer um curso técnico em agrimensura, geomensura, geomática ou topografia. Diversas universidades oferecem também cursos superiores de engenharia de agrimensura. Conheça alguns sites onde você pode ter mais informações:

www.topografia.com.br
http://mundogeo.com
www.portalgeo.com.br

 

Acompanhamos o trabalho dos topógrafos no terreno onde deverá ser construído o estádio do Corinthians, no bairro de Itaquera, zona Leste de São Paulo. Veja como o serviço é realizado.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli

Para a execução do levantamento topográfico, determinam-se alguns pontos de referência que ajudarão a situar os elementos do terreno. O topógrafo começa marcando um ponto de partida aleatório com um piquete.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli

A localização precisa do ponto é marcada por um prego fixado no piquete. Sobre este prego será posicionado o aparelho de medição de distâncias e ângulos (Estação Total).

 

Fotos: Marcelo Scandaroli

Ao lado de cada ponto é colocada uma haste maior chamada de ­testemunha. Além de a­judar na localização do ponto, ela traz a sua identificação. Nes­te caso, ele é chamado ­NR 0. Os demais pontos formarão um grande polígono dentro do terreno - eles são batizados em ordem crescente (NR 1, NR 2, etc.) no sentido horário.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli

O centro da Estação Total deve ficar exatamente sobre o primeiro ponto, marcado com o prego, pois é a partir dele que ela determinará a distância até o seguinte.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli

Finalizada a marcação desta poligonal, os topógrafos medem a posição de cada elemento do terreno em relação a ela. Esses dados são colocados em uma planta - a planta topográfica -, que será fornecida aos projetistas.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli

Fixada a Estação, um assistente posiciona-se com um prisma no local onde será marcado o segundo ponto da poligonal. Com um sensor infravermelho, a Estação Total indica a distância do primeiro ao segundo ponto e os ângulos entre eles. O processo se repete até que a poligonal se feche.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli

No estádio do Corinthians, a planta topográfica foi concluída. No local, os topógrafos identificaram, por exemplo, um campo de futebol amador e dutos da Petrobras. A planta foi entregue aos projetistas e, atualmente, a equipe de topografia trabalha na marcação dos elementos do projeto no terreno, mostrando os lugares onde deve ser feita terraplanagem e delimitando espaços do futuro estádio, como estacionamentos, campo, arquibancadas, etc.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli

Apoio técnico: Edvaldo Simões da Fonseca Júnior, professor da Poli-USP; José Aparecido Pereira, coordenador da NR Topografia; Jesus Nunes Duarte, topógrafo da NR Topografia; Welton Silva Cavalcante.