Como usar a furadeira | Equipe de Obra

Publicidade

Obras

Como usar a furadeira

Conheça os tipos de furadeiras e de brocas, e as principais dicas de ergonomia, manuseio e manutenção desses equipamentos

Reportagem: Gisele C. Cichinelli
Edição 38 - Julho/2011

Um dos equipamentos mais utilizados em obras, as furadeiras elétricas podem ser encontradas no mercado em diversos modelos, cada um com características específicas. Para usá-las de modo correto e seguro, o primeiro passo é ler atenciosamente o manual de instrução do modelo adquirido. Quanto mais recursos tiver a furadeira, maior deverá ser a atenção na sua utilização. Vale ressaltar, no entanto, que o equipamento deve ser escolhido de acordo com o tipo de trabalho a ser realizado.

O tamanho e o tipo de broca - peça que, acoplada à furadeira, penetra na parede ou superfície a ser perfurada - também devem ser escolhidos com cuidado. A broca deve ter tamanho um pouco maior do que o do parafuso ou da bucha que irá ser usada e deve ser escolhida de acordo com o material a ser perfurado. Brocas de vídia são as indicadas para perfurar alvenaria, enquanto as brocas de aço carbono perfuram madeira e as brocas em aço rápido, metal.

No momento do uso, a dica mais importante é nunca utilizar força desnecessária contra a superfície, o que forçará o rotor da máquina, podendo empená-lo. O ideal é aplicar força gradativamente, sempre usando uma broca afiada. Brocas inadequadas ("cegas") demandam um esforço maior, prejudicando a produtividade e qualidade do serviço. A saída de ar no corpo da máquina também não deve ser obstruída, sob pena de gerar aquecimento interno e diminuir a vida útil da furadeira.

Outro ponto que merece atenção é a empunhadura do equipamento. Segurar com firmeza e manter o equipamento no eixo desejado é fundamental para que o furo não fique maior do que o desejado e, consequentemente, para que buchas e parafusos não fiquem soltos (frouxos) dentro do canal perfurado.

 

 

TIPOS DE FURADEIRA

Fotos: Marcelo Scandaroli

 

FERRAMENTAS E EPIs

Fotos: Marcelo Scandaroli

Máscara, protetor auricular, óculos, calçados de segurança, furadeira, broca de vídia, broca de aço carbono, broca de aço rápido, martelo, punção, buchas e chave de mandril.

 

Passo 1

Fotos: Marcelo Scandaroli

1 Verifique se o fio não está quebrado e não apresenta cortes. Caso se depare com essas situações, não utilize a máquina, pois o risco de choques elétricos é grande.

 

Passo 2

Fotos: Marcelo Scandaroli

2 Identifique a voltagem do equipamento.

 

Passo 3

Fotos: Marcelo Scandaroli

3 Para encaixar a broca, posicione a furadeira ''em pé''. Escolha a broca indicada para o tipo de material que será perfurado, encaixando-a no mandril. Faça o alinhamento e aperto com as mãos.

 

Atenção

Certifique-se de que a máquina esteja desligada nesse momento.

 

Que broca usar?

Existem brocas indicadas especificamente para furar madeira, metal e alvenaria. Aprenda a reconhecer cada uma:

Fotos: Marcelo Scandaroli
Broca em aço carbono

Com pontas bem finas, são utilizadas para furar madeira. Algumas possuem três pontas, com a ponta central localizando perfeitamente o centro do furo evitando que escape do ponto inicial durante o trabalho. Já as brocas ''chatas'' são indicadas para fazer furos de ½ '' e ¾ ''.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli
Broca em aço rápido

São brocas helicoidais com haste cilíndrica e corte à direita. Indicadas para furar metais.

 

 

Fotos: Marcelo Scandaroli
Broca de vídia

As brocas de vídia são indicadas para furar concreto, tijolo e pedra. Possuem a cabeça cega e triangular e furam devido ao impacto (posição martelete).

 

Passo 4

Fotos: Marcelo Scandaroli

4 Com a chave de mandril, trave a broca nas três posições do mandril. Cheque se a broca está bem presa, evitando o risco de que ela se solte em altas rotações.

 

Passo 5

Fotos: Marcelo Scandaroli

5 Com a ajuda de uma paralela, regule o limitador de broca na profundidade desejada.  

 

Furo reto em alvenaria

Passo 6

Fotos: Marcelo Scandaroli

6 Para realizar o furo reto em alvenaria, utilize uma broca de vídia, posicione o equipamento no modo martelete e em velocidade alta (no caso do equipamento usado nesse passo-a-passo, na velocidade 5). 

 

Passo 7

Fotos: Marcelo Scandaroli

7 Utilize a empunhadura na posição pesada e execute o furo.

 

Atenção

Se for furar parede, verifique antes se, sob o local, não há tubulações de água, gás, fiação elétrica ou outras.

 

Furo reto em madeira

Passo 8

Fotos: Marcelo Scandaroli

8 Use a broca de aço carbono e regule o equipamento na velocidade alta e no modo sem impacto (sem auxílio da função martelete).

 

Passo 9

Fotos: Marcelo Scandaroli

9 Execute o furo controlando o avanço da máquina no gatilho. O ideal é que os cavacos de madeira se desprendam com facilidade da peça de madeira, indicando o bom funcionamento da broca.

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>