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Planejamento

Concretagem

Veja dicas de profissionais sobre como diminuir os impactos ambientais no momento da concretagem

Reportagem: Jamila Venturini
Edição 38 - Julho/2011

Sempre que possível, utilize concreto dosado em central. Busque usinas que tenham equipamentos recentes, com boa manutenção e bem operados. A produção na própria obra gera emissão de partículas, causa ruídos e desperdiça cimento, areia e brita. Se for necessário, tenha uma usina de concreto no local que garanta uma boa dosagem e minimize o uso de cimento.

 

Divulgação: Engemix

Evite desperdícios: solicite à central apenas a quantidade necessária de concreto. Para isso, na hora de fazer o pedido, tenha em mãos informações como volume de concreto necessário (calculado a partir das medidas das fôrmas), resistência e característica desejadas, abatimento (slump), resistência à compressão (fck) ou quantidade de cimento por m³ de concreto e dimensão dos agregados graúdos (brita 0, 1 ou 2).

 

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Dica

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Evite devolver restos de concreto à central. Segundo Arcindo Vaquero y Mayor, consultor da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (Abesc), "o retorno de 1 m³ de concreto da obra para a Central gera o tratamento de 2,3 t de material e mais de 400 l de água".

Para diminuir as perdas, utilize uma bola ("biriba") no final do bombeamento para limpar os resíduos de concreto que ficam na tubulação. Eles podem ser reaproveitados na própria obra.

De acordo com a resolução, os diários de obra já existentes podem ser admitidos como Livro de Ordem, desde que atendam às exigências da resolução e sejam visados pelo Crea.

 

A escolha do cimento também é importante. O concreto feito com Cimento Portland III (CP III) é o de menor impacto ambiental, pois usa resíduos da fabricação do aço em sua composição. Se possível, considere a possibilidade de usar o concreto autoadensável, que diminui o ruído causado pelos vibradores.

 

Divulgação: Engemix

Os caminhões-betoneira devem aguardar para a descarga em um espaço que não atrapalhe o tráfego de outros veículos nas vias. O trajeto até o ponto de descarga deve estar limpo e o canteiro deve ser planejado para que um caminhão não atrapalhe a passagem dos outros. Com esses cuidados evitam-se atolamentos e manobras difíceis que podem atrasar a concretagem em andamento.

 

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A descarga do concreto deve ser feita no menor tempo possível. Para isso, é importante que a obra disponha de vibradores suficientes (se o concreto não for autoadensável), tenha os equipamentos (guinchos e carrinhos) em bom estado e uma equipe operacional adequada ao volume e ao prazo de concretagem previsto.

 

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Dependendo do estado do canteiro de obras, as rodas dos caminhões-betoneira devem ser lavadas antes que eles saiam. Isso porque a sujeira pode se espalhar pelas ruas e atingir a rede de drenagem local, contaminando os rios. Se possível, o canteiro também deve ter um sistema de reúso de água.

 

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Quando a betoneira for esvaziada, o motorista deve lançar um pouco de água no balão para que o concreto que sobra nas paredes não endureça antes de voltar para a central, onde será feita a lavagem completa do caminhão. A água utilizada na lavagem deve ser coletada e tratada, podendo ser utilizada para a confecção de novos concretos.

 

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Resíduos de concreto endurecidos podem ser utilizados como agregados na fabricação de concreto não estrutural.

 

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Apoio técnico: Arcindo Vaquero y Mayor, consultor da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem; Arnaldo Battagin, engenheiro da Associação Brasileira de Cimento Portland; Vanderley M. John, professor da Poli-USP.

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