Publicidade

Obras

Telhas metálicas pré-pintadas

Delicadas, telhas metálicas exigem transporte e manuseio cuidadosos para preservar a qualidade do acabamento até a instalação

Reportagem: Juliana Nakamura
Edição 40 - Setembro/2011

Divulgação: Dânica
Utilizada especialmente em obras industriais e comerciais, as telhas metálicas pré-pintadas são uma opção de cobertura que alia instalação rápida, capacidade de vencer grandes vãos, durabilidade e alto valor estético.

O produto é fabricado a partir de bobinas de aço pré-pintadas, que, ainda na indústria, são submetidas a um sistema contínuo de pintura multicamadas denominado coil-coating. O aço pintado por essa técnica passa por várias etapas, desde um pré-tratamento, incluindo a limpeza total da superfície, até a aplicação controlada de primers, tintas e filmes de proteção. Dessa forma o aço pode ser moldado, recortado e transformado em telhas que podem ter as duas faces pintadas na mesma cor ou em cores diferentes.

Divulgação: CSN
São muitos os tipos de tintas e cores que podem ser empregadas nas telhas pré-pintadas. Porém, a cor branca é a mais utilizada por refletir os raios solares e melhorar o desempenho térmico da construção.

Ainda que as telhas metálicas pré-pintadas sejam resistentes a ponto de suportar as intempéries por muito tempo, é importante adotar alguns cuidados durante o transporte, manuseio e armazenamento das peças no canteiro. Isso para que a qualidade e características originais das telhas se mantenham inalteradas até a sua instalação e seu desempenho após a montagem não seja comprometido. Confira as principais recomendações a seguir:

TRANSPORTE

Ilustrações: Daniel Beneventi

MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

Ilustrações: Daniel Beneventi

 

Fontes: Manual Técnico Telhas de Aço, Associação Brasileira da Construção Metálica (Abcem), Dânica e CSN.

Publicidade