Sinalização da obra | Equipe de Obra

Publicidade

Segurança

Sinalização da obra

Placas, cartazes e murais trazem informações rápidas e objetivas sobre a prevenção de acidentes

Reportagem: Amon Borges
Edição 41 - Novembro/2011

Fotos: Marcelo Scandaroli
O canteiro de obras é um ambiente complexo e perigoso, composto por diversos acessos, ambientes de trabalho e de armazenamento de materiais. Quem não está acostumado com o espaço pode ficar confuso nesse labirinto, o que pode até colocar sua segurança em risco.

Para deixar claras as informações e orientações sobre os espaços do canteiro, é preciso ficar atento às placas, cartazes e avisos obrigatórios nesses locais. As orientações para uma sinalização de segurança eficiente são descritas na Norma Regulamentadora no 18 (NR-18), que trata das condições e do meio ambiente de trabalho na indústria da construção. "O canteiro de obras muitas vezes é uma área tão complexa que torna a sinalização tão importante quanto o uso de Equipamentos de Proteção Individual", afirma o técnico de segurança no trabalho João Carlos Pinto Filho.

A escolha das peças de sinalização deve privilegiar a comunicação direta da informação, sem rodeios. "O ideal é utilizar imagens e poucas palavras, de forma que o trabalhador 'bata o olho' e entenda a mensagem", diz João Carlos Pinto Filho. Segundo o especialista, é preciso tomar cuidado também com excessos. "Um local muito sinalizado pode fazer com que ele não preste tanta atenção nos símbolos."

Como a NR-18 faz parte da legislação trabalhista, as empresas que não cumprem as determinações podem sofrer com multas e até com o embargo da obra. Por isso, o controle pode ser bem rígido. "A punição de um funcionário por desrespeito à sinalização de segurança é possível. Quando o desrespeito configurar exposição a risco grave e iminente, podem ser aplicadas advertências ao funcionário, respeitando os limites e condições das leis do trabalho", aponta Fabiano Pereira, gerente de qualidade da Cury Construtora.

 

O que diz a NR-18

18.27 - Sinalização de segurança

» O canteiro de obras deve ser sinalizado com o objetivo de:

a) identificar os locais de apoio que compõem o canteiro de obras;

b) indicar as saídas por meio de dizeres ou setas;

c) manter comunicação por meio de avisos, cartazes ou similares;

d) advertir contra perigo de contato ou acionamento acidental com partes móveis das máquinas e equipamentos;

e) advertir quanto a risco de queda;

f) alertar quanto à obrigatoriedade do uso de EPI, específico para a atividade executada, com a devida sinalização e advertência próximas ao posto de trabalho;

g) alertar quanto ao isolamento das áreas de transporte e circulação de materiais por grua, guincho e guindaste;

h) identificar acessos, circulação de veículos e equipamentos na obra;

i) advertir contra risco de passagem de trabalhadores onde o pé-direito for inferior a 1,80 m;

j) identificar locais com substâncias tóxicas, corrosivas, inflamáveis, explosivas e radioativas.

» É obrigatório o uso de colete ou tiras refleti­vas na região do tórax e costas quando o trabalha­dor estiver a serviço em vias públicas, sinalizan­do acessos ao canteiro de obras e frentes de servi­ços ou em movimentação e transporte vertical de materiais.

» A sinalização de segurança em vias públicas deve ser dirigida para alertar os motoristas, pedestres e em conformidade com as determinações do órgão competente.

 

 

Placa deixa claro que só devem acessar a central de armação profissionais qualificados usando os EPIs obrigatórios: botas, luvas e óculos de proteção.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli

Espaços de apoio às equipes de produção e administração da obra devem ser claramente sinalizados.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli
Fotos: Marcelo Scandaroli

Por segurança, o elevador de obra não pode transportar pessoas e materiais na mesma viagem. Sempre faça uma coisa de cada vez. Por isso, o lembrete é obrigatório no interior da cabine.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli

Vale lembrar que a porta do elevador deve ser sempre mantida fechada para evitar quedas.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli

Extintores de incêndio e sua respectiva identificação são obrigatórios também no canteiro de obras.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli

O quadro de força é sempre um local onde há risco de choques elétricos.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli

O layout do canteiro de obras é um mapa de localização dos setores mais importantes da área de produção e deve ficar exposto em local visível e acessível.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli

 

Apoio técnico: João Carlos Pinto Filho, técnico em segurança no trabalho; Fabiano Pereira, gerente de qualidade da Cury Construtora, e Rossi Residencial.