Publicidade

Obras

Hidrofugante para concreto

Superfície de concreto aparente deve estar uniforme e limpa antes de receber o produto. Saiba como aplicá-lo sem erros

Reportagem: Gisele C. Cichinelli
Edição 41 - Novembro/2011

A principal função do hidro­fugante à base de silicone é proteger o concreto aparente contra a umidade, sem modificar sua aparência natural. Com o produto corretamente aplicado, é possível aumentar a vida útil dessas superfícies ao livrá-las de eflo­rescências e manchas que causam sua deterioração.

Mas, para que o produto desempenhe bem suas funções, é preciso observar alguns cuidados. A presença de trincas, corrosão de armadura e outras irregularidades devem ser verificadas e reparadas antes de iniciar a aplicação. O produto não compensa falhas na superfície, podendo migrar para dentro da porosidade e ficar embutido no interior do concreto. Com a superfície em 'aberto', a água infiltra-se sem dificuldade pode ocasionar problemas graves, principalmente no concreto armado, cujas armaduras podem sofrer oxidação. Para evitar que isso ocorra, a recomendação é seguir à risca os procedimentos contidos na norma técnica NBR 6118 - Projeto de Estruturas de Concreto. 

Outro ponto que merece atenção é a limpeza da superfície, que deve estar livre de pó, resíduos de desmoldantes ou de outros produtos aplicados, como resinas. Antes de utilizá-lo, também é necessário proteger vidros, plantas, pisos e madeira. Vale lembrar que o produto é à base de solvente, por isso, para evitar manchas no concreto, nunca deve ser aplicado em dias chuvosos. Também não é recomendável aplicá-lo sob ação de ventos fortes, pois há risco de aumentar o consumo do produto, e em temperaturas muito baixas, condição que dificulta a impregnação no concreto. Acompanhe a seguir o passo a passo correto da aplicação do hidrofugante.

Conteúdo exclusivo para leitores
cadastrados ou assinantes da plataforma Equipe de Obra

Ainda não é um assinante PINI?
Escolha uma das opções abaixo e faça já sua assinatura.

Publicidade