Publicidade

Projetos

Alvenaria estrutural

Projetos de edifícios com paredes estruturais exigem posicionamento e encaixe perfeito dos blocos e instalações elétricas e hidráulicas

Reportagem: Renato Faria
Edição 42 - Novembro/2011

Os projetos em alvenaria estrutural usam as próprias paredes (feitas com blocos de concreto ou cerâmicos) como elemento de sustentação do edifício. Por isso, os desenhos que chegam na obra são muito bem detalhados para que não haja dúvidas e improvisos no momento da execução, o que poderia colocar toda a estrutura em risco.

Nesse tipo de projeto, deve-se atentar para a precisão no prumo e no alinhamento das paredes. Como não existem pilares e vigas como pontos de referência, é preciso tomar muito cuidado na hora de fazer o posicionamento dos blocos da primeira fiada, a mais importante de cada pavimento. Para não haver dúvidas de que a alvenaria será erguida conforme o projeto, é extremamente recomendável que um supervisor técnico verifique a execução dessa etapa antes de liberar a execução da segunda fiada. "Se houver algum erro para ser corrigido, esse é o momento", explica o engenheiro Luiz Sérgio Franco, diretor do escritório Arco - Assessoria em Racionalização Construtiva. Nas páginas a seguir, ele nos mostra como é um projeto de alvenaria estrutural com blocos de concreto e quais os seus elementos mais importantes.

 

 

Apoio técnico: Luiz Sérgio Franco, da Arco - Assessoria em Racionalização Construtiva.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade