Publicidade

Obras

Argamassa polimérica e resina

Confira como impermeabilizar reservatórios de concreto com sistema que combina argamassa polimérica e resina termoplástica

Reportagem: Juliana Nakamura
Edição 44 - Fevereiro/2012

A água que vaza de reservatórios e caixas-d'água gera uma série de prejuízos. Primeiro ao meio ambiente, pelo desperdício de um insumo cada vez mais escasso. Depois à edificação e às construções vizinhas, que têm sua vida útil comprometida quando sujeitas à ação indesejada da água.

O bom é que a engenharia dispõe de diversas soluções de impermeabilização capazes de evitar esse problema. Uma das mais indicadas para reservatórios de concreto é a que combina argamassa polimérica e resina termoplástica. Flexível, esse tipo de sistema não altera a potabilidade da água e é capaz de absorver as movimentações da estrutura decorrentes de cargas e oscilações térmicas.

O engenheiro Ricardo Bidin Pavan, diretor da Impersistem, explica que a argamassa polimérica deve ser aplicada sobre o substrato úmido para o tamponamento e selagem dos poros da estrutura. Já a resina ­termoplástica se caracteriza pela aderência e bom comportamento na vedação de locais sob pressão d'água positiva, como ocorre em reser­vatórios.

Conteúdo exclusivo para leitores
cadastrados ou assinantes da plataforma Equipe de Obra

Ainda não é um assinante PINI?
Escolha uma das opções abaixo e faça já sua assinatura.

Publicidade