Publicidade

Planejamento

Do projeto à aplicação

Confira as dicas para contratar os melhores profissionais para elaborar o projeto de impermeabilização e executá-lo na obra

Reportagem: Renato Faria
Edição 44 - Fevereiro/2012

Wavebreakmedia ltd/Shutterstock
Quem constrói com responsabilidade sabe que toda obra precisa de impermeabilização. Sabe também que o assunto não é simples. Basta olhar os catálogos dos fabricantes para encontrar uma grande variedade de produtos, cada um para uma necessidade específica.

A assessoria técnica de um especialista nessa hora é indispensável. Ele pode dar orientações na hora de comprar impermeabilizantes, evitando confusões e gastos desnecessários. Com um projeto executivo detalhado, também diminui o risco de improvisos e erros no momento da aplicação. No final das contas, vale a pena pagar pelo serviço, pois ele evita o quebra-quebra e os prejuízos para corrigir a impermeabilização malplanejada.

Os profissionais mais indicados para prestar esse serviço são os projetistas e consultores de impermeabilização. Geralmente, são pessoas que fizeram cursos técnicos específicos, conhecem os produtos impermeabilizantes, sabem como funcionam as edificações e dominam as normas técnicas de projeto e execução. Por isso, são capazes de indicar soluções adequadas para cada ambiente, documentando-as em desenhos técnicos e memoriais descritivos bem detalhados. Veja a seguir dicas úteis na hora de contratar um projetista de impermeabilização.

Pesquise o mercado

Existem poucos projetistas es­pecialistas em impermeabilização no Brasil. Para chegar a eles, consulte as associações e entidades do setor. Algumas empresas aplicadoras ­também têm escritórios que ela­boram projetos.

Conheça o projetista

Procure conhecer a experiência do profissional ou da empresa que fará o projeto, observando itens como tempo de mercado, volume e porte das obras e padrão dos clientes. Isso pode fazer a diferença em obras mais complexas.

Atenção à liberdade de escolha

Bons projetos especificam o tipo de tecnologia que será usada na obra, e não produtos ou marcas. A escolha do fornecedor deve ser feita pelo construtor, com base nas informações técnicas do projeto.

Responsabilidades e garantias

Sempre procure empresas que emitam a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), que permite a posterior cobrança de garantias e responsabilizações pelo serviço.

Não deixe para a última hora

O projeto de impermeabilização deve ser feito antes do início da obra, pois ele será necessário já na etapa de fundações.

Fiscalização

Além da elaboração do projeto, o contrato firmado com o profissional pode prever também o acompanhamento, na obra, do serviço de aplicação.

 

Interferências importantes

Para evitar surpresas e improvisos durante a obra, o projeto de impermea­bilização deve ser feito junto com o de outros sistemas da edificação. Veja quais são eles:

» Arquitetura
» Instalações hidráulicas
» Paisagismo
» Alvenaria
» Instalações elétricas
» Estrutura e fôrmas
» Ar-condicionado

 

O que deve ter um bom projeto executivo

DESENHOS

TEXTOS E TABELAS

» Plantas com a localização das impermeabilizações e identificação dos sistemas a utilizar.

» Memorial descritivo de materiais e camadas de impermeabilização.
» Descrição dos procedimentos de execução e de segurança no trabalho.
» Planilha com os quantitativos de materiais e de serviços.
» Descrição de ensaios de campo e tecnológicos.

» Detalhes técnicos genéricos e específicos necessários à execução dos sistemas.

 

Leo Blanchette/Shutterstock
Empresas aplicadoras

Depois que o projeto fica pronto e o construtor definiu os produtos que vai usar em sua obra, é preciso escolher uma empresa para executar a impermeabilização. Veja a seguir dicas para esse momento do processo:

» Certifique-se de que a mão de obra é qualificada para as tarefas exigidas. Para isso, vale a pena conhecer outras obras executadas pela empresa e descobrir se elas apresentaram problemas causados pela impermeabilização mal-executada.

» Empresas com menos de cinco anos de mercado devem ser vistas com mais cuidado. Esse é o período mínimo de garantia do serviço de impermeabilização. Se for contratar aplicadoras com esse perfil, vale pagar o projetista para fiscalizar a execução do serviço.

» Com base nas informações do projeto de impermeabilização, descreva detalhadamente em um documento (carta-convite) os serviços que serão executados na obra, apresentando as planilhas e os desenhos. Depois, é recomendável fazer a cotação com pelo menos três empresas.

 

Apoio técnico: Instituto Brasileiro de Impermeabilização, Jacques Monet Júnior, projetista da Imperconsultores Projeto e Consultoria, Construtora Norcon

Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade