Publicidade

Projetos

Impermeabilização em drywall

Entenda cada detalhe da planta de um banheiro com paredes de gesso acartonado

Reportagem: Juliana Mir
Edição 44 - Fevereiro/2012

Um projeto de impermeabilização completo apresenta os locais do imóvel que devem ser impermeabilizados, indicando o sistema a ser utilizado e o sentido dos caimentos, além do esquema de cotas a serem executadas para obtenção dos caimentos. Ele deve, ainda, ser compatível com os demais projetos da obra, tais como o de arquitetura, de instalações hidráulicas e elétricas e outros que tenham interferências nas áreas que serão impermeabilizadas.

"No geral, as plantas de im­permeabilização são de fácil compreensão, mas todas as recomendações quanto à execução do projeto também devem constar em um memorial descritivo", indica Virginia Pezzolo, engenheira da Proassp ­Assessoria e Projetos.

É preciso ficar atento também às especificidades da impermeabilização em áreas fechadas com paredes de drywall (gesso acartonado). Nelas, devem ser utilizados sistemas que apresentam boa aderência e devem ser previstos reforços nas áreas de encontro entre o drywall e a laje.

Veja a seguir uma planta de impermeabilização de um banheiro, projetada pela Proassp, e entenda cada detalhe nela assinalado.

 

Apoio técnico: Virginia Pezzolo, engenheira da Proassp Assessoria e Projetos.

 

Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade