Publicidade

Projetos

Cortina atirantada

Conheça o sistema de contenção com estrutura de concreto armado e tirantes

Reportagem: Romário Ferreira
Edição 45 - Dezembro/2011
 

Utilizadas principalmente para contenção de encostas e construção de subsolos, as cortinas atirantadas são estruturas de concreto armado que trabalham em conjunto com tirantes, os quais podem ser constituídos por cordoalhas ou por monobarra. Assim, explica o engenheiro Vinícius Rocha, da Geo Soluções, "o paramento de concreto é empurrado contra o solo por meio dos tirantes, garantindo a contenção da área".

Um projeto de contenção com cortina atirantada especifica, entre outros itens, a extensão da parede de concreto armado, a quantidade e a profundidade dos tirantes, os tamanhos do trecho livre e do ancorado, a armação da parede, a resistência do concreto e o traço da calda de cimento. Todos os itens do projeto são dimensionados a partir de sondagens realizadas no terreno, como os ensaios de sondagem à percussão (SPT), que auxiliam no dimensionamento dos tirantes.

Conheça, a seguir, cada um desses itens em um projeto de obra de contenção elaborado pela Geo Soluções para a estrada de ferro de Campos do Jordão, no Estado de São Paulo.

 

Clique para ampliar a imagem


Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade