Publicidade

Materiais e ferramentas

Esquadrias de PVC

Conheça as etapas de fabricação, desde o corte dos perfis até a aplicação dos isolamentos

Reportagem: Giovanny Gerolla
Edição 46 - Abril/2011

Estoque de perfis
A fábrica possui almoxarifado para recebimento de perfis de PVC que chegam em racks metálicos, já na dimensão certa para armazenamento e processamento.

 

divulgação Claris

Cortes iniciais
No início do dia, as linhas de corte são abastecidas. A serra circular monocabeça corta os perfis de alumínio, que reforçarão as esquadrias, estruturando vãos maiores e fixando acessórios e componentes da esquadria. Já os perfis de PVC são cortados pela serra automática dupla-cabeça.

 

divulgação Claris

Processo de usinagem
Na primeira etapa do processo de usinagem, o reforço de alumínio é introduzido no perfil de PVC e parafusado. Na sequência, são usinados entradas, furos de fixação, fechos, contrafechos e roldanas. O trabalho é feito com furadeiras, frisadoras e copiadoras, abrindo-se rasgos no perfil. Na foto, uma parafusadeira de bancada automática.

 

divulgação Claris

Solda por termofusão
Os perfis, já cortados em barras, formam os quadros. O PVC passa por termofusão – solda para garantir estanqueidade ao ar e à água, isolamento acústico e térmico. Então, regula-se a dimensão da janela, posicionam-se os cabeçotes e as barras são inseridas na soldadora horizontal de quatro cabeças. A resistência interna produz aquecimento a 240°C, forçando uma barra contra a outra. Depois, com o resfriamento, a solda se solidifica.

 

divulgação Claris

Limpeza
A rebarbação – para tirar o excesso de solda – pode ser feita manual ou automaticamente. A máquina é chamada CNC. Trata-se de uma limpadora de comando numérico, automática, de dois eixos. Após passar pela CNC, é necessário limpar manualmente o perfil, já que pode haver pontos que a máquina não conseguiu acessar. Usa-se, então, uma retífica manual ou um formão.

 

divulgação Claris

Vedação e travamento
Aplicação de gaxeta (borracha) e vedações, para apoio do vidro; e do baguete, perfil fino de PVC, com gaxeta interna, que trava o vidro na posição.

 

divulgação Claris

Pronto para entrega
Depois de passar pela inspeção final, com checagem de acabamento, acessórios e baguetes, o produto recebe selo de liberação, com marca da empresa, e é embalado para entrega.

 

 

Publicidade