Publicidade

Projetos

NR-18 Ilustrada

Refeitórios e cozinhas de obra

Todo canteiro precisa ter refeitório com local para que funcionários aqueçam as marmitas. Saiba quais são as exigências

Reportagem: Romário Ferreira
Edição 46 - Abril/2011

Quer os trabalhadores levem sua própria marmita ou a construtora forneça as "quentinhas", todo canteiro de obras deve ter local exclusivo para refeições, segundo exigência da NR-18.

O refeitório deve atender a todos os trabalhadores, porém, não necessariamente ao mesmo tempo. É possível, por exemplo, dividir as refeições em dois turnos para reduzir a área do refeitório.

A norma exige que os refeitórios sejam bem iluminados e ventilados, e disponham de lavatórios para que os funcionários lavem as mãos antes e depois das refeições. A existência de cozinha é opcional, mas, caso a comida seja preparada no canteiro, é preciso atenção à limpeza e ao armazenamento dos alimentos para evitar contaminações. Uma das recomendações é que os cozinheiros sempre usem aventais e gorros.

Em muitas obras, no entanto, os trabalhadores preferem levar sua própria marmita. Por isso, sempre deve haver um espaço exclusivo para o aquecimento de refeições. Vale lembrar que é proibido preparar e aquecer comida fora dessas áreas.

clique na imagem para ampliar

 

Essa seção apresenta detalhes da NR-18 (Norma Regulamentadora nº 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil), que estabelece critérios mínimos de segurança e conforto para as instalações e serviços de canteiro

 

 

Publicidade