Como pintar paredes | Equipe de Obra

Publicidade

Obras

Como pintar paredes

Para um bom resultado é preciso atenção à escolha e ao preparo de materiais, como tintas, pincéis e rolos

Reportagem: Juliana Martins
Edição 47 - Maio/2012

Para um bom serviço de pintura é importante saber como escolher o material, definir os produtos e preparar a parede. Erros na preparação da superfície podem causar problemas como: eflorescência - formação de manchas esbranquiçadas devido ao reboco úmido; saponificação - manchas causadas pela reação da tinta com a cal e pelo cimento do reboco; desagregação - pintura e reboco se soltam; descascamento ou calcinação; formação de bolhas; aparecimento de manchas; fissuras e trincas.

Se houver manchas por infiltração, verifique a causa e faça a impermeabilização. Antes de pintar, espere a umidade secar, limpe a área com solução de água e água sanitária e aplique um fundo preparador.

Em ambientes internos podem ser aplicados os três tipos de tinta látex - Econômica, Standard e Premium. O acabamento - fosco, acetinado ou brilhante - depende do usuário, mas tintas brilhantes são, em geral, mais resistentes. Confira no rótulo da lata informações sobre indicação de aplicação, preparação da superfície e tipo de tinta, além da data de validade.

Pincéis e trinchas são usados para recortes e acabamentos e têm numeração indicando diâmetro ou largura. Ao escolher, dobre as cerdas. Se voltarem à posição inicial, os fios não se soltarão durante a pintura. Para áreas grandes, use rolos, de lã de carneiro ou sintética. Para acabamento, use rolos de lã de pelo curto. Ao escolher, aperte com força. Eles devem voltar à posição inicial. Umedeça- -os levemente em água antes do uso. Veja os passos para pintar uma parede.

CÁLCULO DA QUANTIDADE DE TINTA

Para calcular a quantidade de tinta, é preciso saber a taxa de cobrimento, informada no rótulo da lata. Normalmente, o rendimento gira em torno de 40 m²/ demão/galão, ou seja, um galão de 3,6 l cobre, com uma demão, 40 m² de parede. Para saber o tamanho da área a ser pintada, multiplique a altura pela largura de cada parede e some os resultados. Como exemplo, considere uma sala com as seguintes dimensões:

Sala = 5 m x 4 m
Pé-direito = 3 m
Vamos calcular a área total das
paredes. Assim:
AT = (A parede 1 x C parede 1)
+ (A parede 2 x C parede 2) +
(A parede 3 x C parede 3) + (A
parede 4 x C parede 4)
Sendo que:
AT = área total
A = altura
C = comprimento

Voltando à sala do exemplo:

AT = (3 x 5) + (3 x 5) + (3 x 4) + (3 x 4)
AT = 54 m²

Fotos: Marcelo Scandaroli

No entanto, para calcular a área a ser pintada é preciso descontar a área dos elementos que não são pintados, como portas e janelas. No exemplo em questão, esses são os tamanhos dos elementos:

Área da porta de entrada:
0,60 m x 2,10 m = 1,26 m²

Área da porta da varanda:
1 m x 2,10 m = 2,10 m²

Área a ser descontada:
3,36 m²

Logo:

Área a ser pintada = 54 m² - 3,36 m²

Área a ser pintada = 50,64 m²


Considerando 5% de desvio, serão necessários entre 2,3 e 2,6 galões para pintar a sala com duas demãos de tinta.

Considerando duas demãos, é preciso tinta suficiente para cobrir 101,28 m² de parede. Para calcular quantos galões serão necessários, vamos considerar que cada galão cobre 40 m². A conta a ser feita é uma regra de três simples. Acompanhe:

1 galão = 40 m²
x galões = 101,28 m²
40 x = 101,28
x = 101,28/40
x = 2,5 galões




MATERIAIS E EPIs

Tinta, fundo preparador, massa regularizadora, solvente, rolo, pincel, trincha, bandeja, lixa, espátula, fita crepe, pano para limpeza, lona ou jornal para forrar, luvas, máscara, capacete e óculos. Dependendo da altura é necessário escada e extensor de rolo.

DICA


Retire folhas de janelas, portas, batentes, espelhos de tomadas, pregos. O que não puder ser removido deve ser protegido com fita adesiva. Forre o piso com plástico, jornal ou papelão. Evite dias chuvosos ou com vento, temperatura muito baixa e umidade relativa do ar acima de 90%.

Foto: Marcelo Scandaroli
1
Para limpar manchas, esfregue um pano umedecido. Espere secar para pintar. Se a mancha não sair, verifique a causa do problema para evitar que ela volte a aparecer.
3
A superfície precisa estar seca e sem poeira, gordura ou mofo. Use massa corrida para corrigir imperfeições, como buracos e fissuras.

Foto: Marcelo Scandaroli
2
Retire o pó com um pano. Com o pincel, passe uma camada de fundo preparador em toda a extensão da rachadura. Como a massa absorve muita tinta, isso evita manchas. Aguarde secar.
4
Para uniformizar a superfície e melhorar a aderência, lixe depois que a massa secar.



PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>

Veja também

Equipe de Obra :: Projetos :: ed 75 - Setembro de 2014

Plantas - Saiba como ler projetos de armaduras

Equipe de Obra :: Obras :: ed 75 - Setembro de 2014

Passo a passo - Pintura de materiais