Publicidade

Planejamento

Canteiro ecológico

Depois de investir em itens sustentáveis, construtora conseguiu reduzir consumo de água e de energia elétrica no canteiro

Reportagem: Romário Ferreira
Edição 47 - Maio/2012
Foto: divulgação Brookfield

Reaproveitamento de água, bicicletário, placas de energia solar para aquecimento de água, acionamento automático dos chuveiros e válvulas dos mictórios, telhas de fibra vegetal, telhas translúcidas, entre outras iniciativas. Esses são itens presentes na área de vivência do primeiro canteiro ecológico criado pela construtora Brookfield, montado na obra do empreendimento Brookfield Place, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Todos esses itens aumentaram o custo da obra, mas, como se tratava de uma construção com alta demanda por recursos naturais, a construtora preferiu gastar um pouco mais e, assim, estimular o consumo consciente desses recursos naturais. "É interessante o pessoal perceber que está usando água quente [para tomar banho] que não vem de chuveiro elétrico, mas da energia solar. Os funcionários têm aprovado as iniciativas", explica Carlos Éden, diretor de obras da Brookfield.

Segundo Éden, o custo excedente dos itens de sustentabilidade, os quais serão reaproveitados em outros canteiros, será pago com a economia de recursos. "Fizemos um cálculo e vimos que o resultado seria vantajoso. No total, estimamos uma economia de 20% a 30% com energia elétrica e de água da área de vivência da obra."

A construtora espera que os funcionários levem as ideias para suas casas. "Essas iniciativas podem se estender para os lares, para as famílias. Uma placa de aquecimento solar, por exemplo, está mais acessível, custa em torno de R$ 800. O objetivo é disseminar a cultura da sustentabilidade", conta Éden. Esse canteiro, que não tem alojamento, apenas vestiários, funcionará pelos próximos quatro anos e receberá até dois mil trabalhadores no pico da obra.

CONHEÇA AS PRINCIPAIS SOLUÇÕES DO BARRACÃO ECOLÓGICO

Foto: divulgação Brookfield

Foto: divulgação Brookfield

Clique na imagem para ampliar

 

Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade