Publicidade

Projetos

Instalação elétrica

Aprenda a ler projetos residenciais de elétrica, identificando o local onde serão instaladas tomadas, interruptores e pontos de luz

Reportagem: Romário Ferreira
Edição 47 - Maio/2012

Em geral, a leitura de um projeto de instalações elétricas é simples, mas exige algum conhecimento de eletricidade. É importante, por exemplo, saber diferenciar os fios fase, neutro e terra. No entanto, as legendas e as notas gerais ajudam a entender a planta.

Basicamente, o projeto determina a quantidade e a localização das tomadas, dos pontos de luz e qual a capacidade de carga de cada um. Vale lembrar que alguns equipamentos domésticos consomem mais energia e isso precisa ser discutido na fase de projeto para que sejam planejados circuitos específicos, com mais potência.

A planta demonstrada a seguir é de um apartamento-tipo, de um edifício residencial de 11 andares. Nesse edifício há quatro apartamentos por pavimento, todos com a mesma planta de elétrica, com cinco circuitos cada, sendo dois desses com tensão de 220 V. Reproduzimos apenas uma, pois o esquema elétrico é igual para todos.

 

Clique na imagem para ampliar

 

O diagrama bifilar no desenho representa o quadro de luz do apartamento. Nele constam quantos e quais circuitos existem. Nesse apartamento são cinco circuitos, sendo dois específicos: um para máquina de lavar louças, representado pelo no 4 e a sigla M.L.L.; e outro, com a sigla M.S.R. e o no 5, para máquina de secar roupas. As linhas indicadas com RES. são espaços vazios no quadro, reservados para eventuais instalações futuras.

 

NOTAS GERAIS
01 - CONDUTORES E ELETRODUTOS NÃO DIMENSIONADOS SERÃO DE #2,5 mm E Ø3/4", EXCETO PARA FIOS RETORNO DE ILUMINAÇÃO QUE SERÃO DE #1,5 mm
02 - CONDUTORES TERRA NÃO DIMENSIONADOS SERÃO DE #2,5 E ISOLAÇÃO NA COR VERDE
03 - TODA A TUBULAÇÃO UTILIZADA NESTE PROJETO SERA EM PVC
04 - PONTOS DE LUZ INCANDESCENTE SEM INDICAÇÃO DE POTÊNCIA SERÃO DE 100 W
05 - TODOS OS CIRCUITOS DE TOMADA DE USO GERAL NÃO DIMENSIONADOS SÃO DE #2,5 mm, E ATERRADAS, EXCETO CIRCUITO DE USO GERAL DA COZINHA QUE SERÁ #4 mm.
06 - NOS SHAFTS/ESPAÇOS DE CONSTRUÇÃO DAS PRUMADAS ELÉTRICAS DEVERÃO SER CRIADAS BARREIRAS CORTA-FOGO EM TODOS OS ANDARES, COM AS PASSAGENS DE CABOS DE ELETRODUTOS OBTURADOS EM TODAS AS EXTREMIDADES, PARA EVITAR A SAÍDA DE GASES NOCIVOS/TÓXICOS
07 - TODAS AS CAIXAS SERÃO 4"x2", EXCETO ONDE INDICADO
08 - O FOGÃO DEVERÁ POSSUIR CORDÃO DE ALIMENTAÇÃO ESPECIAL, CONFORME ORIENTAÇÃO DO FABRICANTE
09 - ONDE HOUVER INSTALAÇÃO APARENTE PARA O SISTEMA DE ALARME DE INCÊNDIO, DEVERÁ SER UTILIZADO ELETRODUTO ANTICHAMAS
10 - PARA ÁREAS MOLHÁVEIS SERÃO UTILIZADAS TOMADAS DE 20 A, DEMAIS TOMADAS SERÃO DE 10 A.

 

Com a legenda é possível decifrar a maioria dos símbolos da planta, como os traços, que indicam por onde passam os eletrodutos. Se a linha for contínua, o eletroduto passa pelo teto; se for tracejada, passa pelo piso.

Apoio técnico: Prolux Engenheiros Associados.

 

Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade