Publicidade

Planejamento

Etapas a menos

Para executar até 150 m² por dia de revestimento externo, construtora de Sergipe optou por argamassa monocapa aplicada por projeção

Reportagem: Juliana Martins
Edição 49 - Julho/2012
Fotos: Divulgação/Celi

Para reduzir custos e o tempo da obra, a Stanza, marca do segmento econômico da Construtora Celi, optou pelo acabamento monocapa no revestimento externo do empreendimento Residencial Caminho dos Ventos, em Aracaju. São duas torres com seis pavimentos e outras quatro com sete pavimentos, com conclusão prevista para janeiro de 2013.

A monocapa é aplicada diretamente sobre a alvenaria. Com o sistema, em vez de fazer o acabamento em várias etapas - chapisco, emboço, reboco, pinturas e texturas -, todo o serviço é feito em uma única aplicação, reduzindo o tempo de execução. Fábio Barroso, engenheiro responsável pela obra, afirma que é possível, inclusive, dar acabamento diferenciado - com texturas diversas - ou até liso - como a pintura convencional.

Segundo ele, a massa é aplicada com máquina de projeção com misturador descontínuo (canequinha), possibilitando que três profissionais treinados executem de 70 m² a 150 m² por dia. "A aplicação é feita diretamente na alvenaria, com menos custos de mão de obra e materiais. A monocapa foi escolhida para essa obra por conta do ganho de tempo que proporciona, além de apresentar mais durabilidade e qualidade no acabamento", explica. Ele conta que a monocapa ainda minimiza a ocorrência de erros.

Barroso explica que foi necessário contratar uma empresa de outro Estado, já que não encontrou nenhuma que prestasse o serviço em Aracaju, o que fez com que o custo não fosse tão baixo quanto poderia. De qualquer maneira, o tempo de execução foi reduzido. Em geral, espera-se cerca de 72 horas para o chapisco curar completamente, além de mais 14 dias entre o emboço e o acabamento, calcula Barroso. "Há ganho de cerca de 60% no tempo de execução dessa etapa da obra", detalha o profissional. O tempo de secagem da monocapa depende de condições do ambiente (temperatura, umidade do ar etc.), mas, normalmente, seca em poucas horas.

Pablo Mendes/Construtora Celi/Victor Almeida
Revestimento monocapa adotado pela construtora elimina as etapas de chapisco, emboço e reboco, com aplicação direta de uma única camada.
Para aumentar a produtividade e reduzir ainda mais o tempo de execução da obra, construtora optou por aplicar o revestimento por projeção, com uso de canequinha.

Outro fator que pesou a favor na escolha da monocapa, segundo o engenheiro, foi a simplicidade da manutenção, feita com lavagem da fachada a cada cinco anos. Ele diz, ainda, que é simples fazer reaplicação localizada em caso de dano de alguma área do revestimento (fissura, manchas, destacamento ou impactos). "Como tem apenas uma camada, a correção é imperceptível", garante.

Em termos de desempenho, o resultado é semelhante aos revestimentos convencionais, de acordo com o engenheiro. Mas ele explica que houve vantagens na comparação entre as tecnologias "multicamadas x monocamada". "Além disso, a monocapa tem compostos mais duráveis e resistentes que os convencionais", acredita ele.

Como a obra ainda está em andamento, não há um número fechado em relação à redução de custos na obra, mas estudo utilizado pelo engenheiro para optar pela monocapa indica que, em um edifício de 15 andares a economia chega a ser de até R$ 300 mil. Para ele, existe ganho no processo como um todo a partir da seguinte lógica: diminuindo a quantidade de materiais, consegue-se maior produtividade e menor desperdício.

As soluções apresentadas nesta seção representam redução de custo dentro de contexto específico relatado pelas fontes e podem não servir para todas as obras, pois as construtoras têm estratégias e culturas construtivas diferentes entre si. Portanto, não tome as afirmações aqui contidas como única fonte para tomar decisões relacionadas a: compra de materiais; escolha de sistemas e produtos; gestão de pessoas; contratação de empresas; dentre outras.

 

Apoio técnico: Fábio Barroso, engenheiro da Stanza.

 

Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade