Serra copo | Equipe de Obra

Publicidade

Planejamento

Serra copo

Veja como identificar a serra copo ideal para cada tipo de serviço, levando em conta o material a ser trabalhado e o desempenho desejado

Reportagem: Juliana Martins
Edição 50 - Agosto/2012

Fotos: Marcelo Scandaroli
3. Encaixe a serra copo no suporte. Você deve colocar uma peça sobre a outra e depois girar para que encaixe perfeitamente. Esse mecanismo foi feito de forma que a rotação desse fecho seja no mesmo sentido que a da furadeira, para ajudar que fiquem no lugar enquanto o equipamento gira.   4. Para que o serviço saia perfeito, é muito importante identificar o local exato onde será feito o furo. Com a ajuda de régua, esquadro e lápis, localizou-se o meio da madeira para indicar o ponto onde a furadeira será posicionada.

DICA
Se a peça de madeira estiver solta, fixe-a com um sargento para que não se movimente durante o corte - o que poderia aumentar o diâmetro do furo. Caso não seja possível, organize o ambiente para deixar a peça a ser furada o mais presa possível.

Fotos: Marcelo Scandaroli
5. Toda vez que for usar a furadeira, faça um pré-furo com um punção para evitar o escorregamento da broca durante o serviço.

Fotos: Marcelo Scandaroli
6. Encaixe a serra copo no mandril da furadeira. É importante usar a chave em todos os furos, para que a peça fique corretamente atarraxada. Certifique-se ainda de que a furadeira esteja fora da tomada*.

Fotos: Marcelo Scandaroli
7. Confira na embalagem da serra copo qual a velocidade indicada pelo fabricante. Rotações mais altas que as recomendadas reduzem a vida útil da serra e danificam o material.   8. A furadeira deve estar a 90º da madeira. Segure com as duas mãos e comece o furo.

Fotos: Marcelo Scandaroli
9. Para que o acabamento seja perfeito, você deve acionar a furadeira até que a broca passe para o outro lado, como indicado na imagem. Depois, vire a madeira do outro lado e continue fazendo o furo.

DETALHE

Fotos: Marcelo Scandaroli

O furo de cima foi feito de uma única vez sem virar a madeira, lascando toda sua borda. O que está abaixo mostra o acabamento fazendo o furo dos dois lados da madeira

*Confira na edição 38 da revista Equipe de Obra dicas e indicações de como usar a furadeira.

Apoio técnico: Carlos Ortega, instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Orlando Laviero Ferraiuolo, Vonder e Dutra Máquinas. Agradecimento: Flavio Eduardo Cutolo, subgerente de loja da Dutra Máquinas.

 

PÁGINAS :: << Anterior | 1 | 2

Veja também

Infraestrutura Urbana :: Transporte :: ed 44 - Novembro 2014

1) Piso de concreto com fibras de aço

Infraestrutura Urbana :: Equipamentos Públicos :: ed 44 - Novembro 2014

2) Impermeabilização com poliureia