Serra copo | Equipe de Obra

Publicidade

Planejamento

Serra copo

Veja como identificar a serra copo ideal para cada tipo de serviço, levando em conta o material a ser trabalhado e o desempenho desejado

Reportagem: Juliana Martins
Edição 50 - Agosto/2012

Ferramenta fundamental na marcenaria, colocação de azulejos e construção civil em geral, a serra copo é encontrada em vários diâmetros e deve ser comprada de acordo com sua finalidade. Cada modelo possui características técnicas construtivas que diferenciam suas aplicações. Saber exatamente qual o uso e a frequência também ajuda a escolher o melhor modelo.

Para reconhecer cada modelo é importante observar de que material seus dentes são confeccionados. O nome de cada uma delas já indica essa característica, como as serras copo de aço rápido e diamantadas.

Para avaliar a qualidade da serra é importante checar se ela possui todos os dentes de vídea, se não está queimada e, no caso do modelo diamantado, se os dentes apresentam uma camada de diamante.

O profissional também precisa se informar sobre o desempenho da furadeira, pois o mercado oferece opções para uso hobby, profissional e industrial. Essa informação é extremamente importante para que o profissional adquira uma ferramenta de acordo com a intensidade e frequência de uso das suas atividades, garantindo assim maior vida útil do produto.

É importante reforçar que o operador deve estar com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) exigidos para a atividade, como luvas em lona ou vaqueta, óculos de segurança incolor e protetores auditivos, de acordo com a furadeira e quantos decibéis são emitidos por ela.

O profissional deve trocar a serra copo quando observar falta de dentes, queimadura no corpo da serra ou se a camada de diamante estiver gasta ou até inexistente. E nunca use a serra copo em um material que não seja o indicado para ela.

TIPOS DE SERRA COPO
Fotos: Marcelo Scandaroli
Serra copo diamantada é indicada para mármores, granitos, cerâmicas e uso em concreto em geral. Não deve ser usada em materiais ferrosos.
 
Modelo indicado para uso em aço ou madeira.


Cuidados
Sua conservação também depende da forma com que essas ferramentas são armazenadas após serem utilizadas. Guardar as ferramentas limpas (após o uso lavar com água corrente e secar adequadamente), em local seco e de forma que as pontas sejam preservadas são cuidados que contribuem para maior vida útil do produto.

Durante a operação, a refrigeração é indicada, principalmente, para a serra copo diamantada. Nas demais não há necessidade de refrigeração, porém esse processo ajuda a proporcionar melhor desempenho e maior vida útil à serra. Os fluidos de corte reduzem o atrito, refrigeram a superfície de contato e ajudam a remover os cavacos. Mas atenção, não se deve usar fluido de corte nas operações com ferro fundido.

Ao montar a broca piloto, observe para que a sua ponta não ultrapasse a espessura do material a ser cortado, caso contrário o solavanco da serra sobre o material pode quebrar os dentes da serra.

FERRAMENTAS E EPIs
Fotos: Marcelo Scandaroli
Furadeira, martelo, ponteira, sargento, réguas, lápis, serra copo para madeira, broca piloto, chave para mandril e óculos de proteção.

Fotos: Marcelo Scandaroli
1. Para executar o furo existem serras copo com diâmetros que variam entre 14 mm e 160 mm, para todos os materiais.   2. Encaixe a broca no suporte da serra copo. A broca piloto servirá como guia para o furo. É importante que ela esteja devidamente afiada, caso contrário, exercerá força contrária ao movimento, dificultando o furo.
 

DICA

Fotos: Marcelo Scandaroli

 

Observe se todos os dentes do serra copo estão intactos e bem afiados.

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>

Veja também

Equipe de Obra :: Projetos :: ed 75 - Setembro de 2014

Plantas - Saiba como ler projetos de armaduras

Equipe de Obra :: Obras :: ed 75 - Setembro de 2014

Passo a passo - Pintura de materiais

Equipe de Obra :: Obras :: ed 75 - Setembro de 2014

Passo a passo - Aplicação de membrana de poliuretano