Publicidade

Obras

NR-18 Ilustrada

Instalações elétricas provisórias

Risco de morte ocasionada pela eletricidade faz com que as exigências relacionadas à segurança sejam bastante rígidas e até redundantes. Saiba como evitar acidentes

Reportagem: Juliana Martins
Edição 52 - Outubro/2012

Esta seção apresenta detalhes da Norma Regulamentadora no 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil (NR-18), que estabelece critérios mínimos de segurança e conforto para as instalações e serviços de canteiro

Para garantir a segurança nas instalações elétricas de canteiros, o primeiro passo é entender que provisório não significa precário. Com esse conceito bem definido, é preciso que a obra sempre conte com um eletricista e que todos os demais funcionários recebam treinamento sobre os riscos que envolvem a eletricidade e façam curso de primeiros socorros, especialmente em técnicas de ressuscitação cardiorrespiratória.

Sempre que algum serviço for realizado nas instalações elétricas, o circuito elétrico deve ser desligado completamente de forma programada e com a devida divulgação para todos os trabalhadores no canteiro.

Durante o serviço, é preciso colocar um cadeado no quadro de luz para que ninguém religue o disjuntor antes do fim do trabalho. Quando a obra tem mais de um eletricista, é recomendável que cada um tenha um cadeado, com chaves diferentes e, durante os serviços, todos sejam colocados na porta do quadro geral. Esse procedimento evita que o quadro seja religado enquanto ainda houver um eletricista trabalhando no sistema.

As chaves blindadas permitem a interrupção da energia para executar manutenção, separam circuitos de diferentes locais ou de utilizações distintas, e protegem os equipamentos e as fiações dos circuitos com fusíveis. Elas devem ficar protegidas de intempéries.

É muito importante que os fusíveis das chaves blindadas tenham capacidade compatível com o circuito, não sendo permitida a substituição por dispositivos improvisados ou por outros fusíveis de capacidade superior.

CHAVES BLINDADAS
Ilustrações: Daniel Beneventi

 

EQUIPAMENTOS E SINALIZAÇÃO
Ilustrações: Daniel Beneventi
Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade