Publicidade

Projetos

Aquecedor de passagem de gás

Aprenda a dimensionar o aquecedor de passagem a gás para uso residencial, considerando três pontos simultâneos de consumo

Reportagem: Juliana Martins
Edição 53 - Novembro/2012

Nos aquecedores de passagem a gás para uso residencial, a água é aquecida no momento logo antes de ser distribuída para os pontos de consumo. Uma das especificações mais importantes é a capacidade, medida em litros por minuto (l/min). Ou seja, quantos litros de água o aquecedor é capaz de esquentar a cada minuto. 'Precisamos estabelecer as vazões máximas de operação e quantos pontos desejamos abastecer simultaneamente', explica Marcia Donato, engenheira hidráulica, especializada em projetos de aquecimento de água.

Segundo exemplifica, uma ducha consome entre 10 e 12 l/min. Como a água quente é misturada à água fria, um aquecedor de cerca de 6 a 8 l/min poderia ser suficiente caso esse fosse o único ponto de consumo. 'Mas, se quisermos usar uma torneira ao mesmo tempo, é interessante aumentar um pouco a capacidade do aquecedor, para algo na faixa dos 10 l/min', indica.

Conteúdo exclusivo para leitores
cadastrados ou assinantes da plataforma Equipe de Obra

Ainda não é um assinante PINI?
Escolha uma das opções abaixo e faça já sua assinatura.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade