Publicidade

Segurança

NR-18 Ilustrada

Cabos de aço

Aspecto geral, especificações de resistência e até o enrolamento nas bobinas influenciam o desempenho desses materiais. Confira as melhores práticas no uso e armazenamento de cabos de aço usados para elevação de pessoas e cargas

Reportagem: Juliana Martins
Edição 53 - Novembro/2012

Esta seção apresenta detalhes da Norma Regulamentadora no 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil (NR-18), que estabelece critérios mínimos de segurança e conforto para as instalações e serviços de canteiro

O uso dos cabos de aço em obras se dá especialmente em aparelhos de elevação e içamento e demandam cuidados visando à segurança dos trabalhadores. A resistência dos cabos depende da qualidade do material e do desgaste ao longo de sua vida útil. Para o bom uso desse elemento é preciso observar as condições corretas de utilização, armazenamento, conservação e dimensionamento. Os cabos devem ser lubrificados periodicamente.

Os cabos de aço são fixados em suas extremidades com ganchos ou laços. Os laços são formados pelo trançamento do próprio cabo. Os ganchos são acrescentados ao cabo diretamente pelos fabricantes.

É necessário verificar periodicamente as amarras e o enrolamento do cabo no tambor a fim de perceber se há deformações. Toda vez que o cabo apresentar alterações que possam comprometer sua integridade física, deve ser substituído.

FIXAÇÃO E ASPECTO EM GERAL

Ilustrações: Daniel Beneventi
Clique para ampliar a imagem


CONDIÇÕES E DICAS DE USO

Ilustrações: Daniel BeneventiClique para ampliar a imagem

Publicidade