Publicidade

Obras

Chapisco, emboço e reboco

Aprenda a preparar as argamassas, aplicá-las e dar o acabamento adequado para obter paredes com superfícies lisas e planas

Reportagem: Gisele Cichinelli
Edição 55 - Janeiro/2013
 

MATERIAIS E EPIs
Fotos: Marcelo Scandaroli
Baldes, óculos, luvas, capacetes, desempenadeira, desempenadeira revestida com espuma, broxa, prumo, colher de pedreiro, esquadro, lápis, pedaços de madeira ou cerâmica (taliscas), martelo, pregos, trena, fio de náilon e caneca dosadora.

 

FERRAMENTAS AUXILIARES
Fotos: Marcelo Scandaroli
Peneira, pá, enxada, régua e vassoura.

Em geral, a alvenaria recebe três camadas de acabamento - chapisco, emboço e reboco. O chapisco facilita a ancoragem do emboço. Por isso, a argamassa deve ter alta resistência mecânica. Com espessura entre 3 mm e 5 mm, o chapisco cobre a superfície com uma camada de argamassa fina, que torna a base áspera e aderente.

Com espessura entre 1,5 cm e 2 cm (interno) e de 3 a 4 cm (fachada), o emboço corrige pequenas irregularidades, melhorando o acabamento da alvenaria e protegendo-a de intempéries. É produzido com argamassa mista (à base de areia, cal e cimento).

O reboco, ou massa fina, tem cerca de 5 mm e é a camada final que torna a textura da parede mais fina para receber pintura. Pode ser substituído pela aplicação de massa corrida. Usa argamassa de areia e cal com granulometria bem mais fina que a do emboço, que pode ser preparada na obra ou industrializada. Aplicado com desempenadeira em movimentos circulares, tem tempo de cura em torno de 25 dias.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 1
Misture cimento e areia na proporção indicada em projeto - geralmente 1:3 em volume - até os materiais ficarem homogêneos. Acrescente água aos poucos até obter consistência plástica e fluida.
Passo 2
Umedeça a superfície que receberá o chapisco e inicie o lançamento na superfície, dosando a força de propulsão. Chapisque a parede a partir da esquerda - se você for destro, posicionando de frente para a mesma.

 

ATENÇÃO
A quantidade de água varia de acordo com a umidade da areia. Alguns aditivos podem ser usados para aumentar a aderência do chapisco.

 

DICA
Evite mudar a colher de pedreiro de mão, pois a energia de lançamento é determinante para o desempenho do revestimento. A distância ideal entre a parede e o corpo do operário é de entre 50 cm e 60 cm.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 3 Aplique uma camada de 3 mm a 5 mm de espessura e espere curar por três dias. Passo 4
Peneire bem a areia a fim de separar pedras e sujeira.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 5
Misture uma parte de cal para quatro partes de areia - ou conforme orientar o projeto. Depois, com uma enxada, misture até deixar a massa homogênea.

 

ATENÇÃO
Ainda sem adicionar cimento, deixe a mistura descansar por, no mínimo, 36 horas para que ela obtenha plasticidade. Esperar menos pode levar à necessidade de obter melhor plasticidade, o que é feito com adição de mais cal. No entanto, na quantidade errada, a cal pode provocar trincas e fissuras na parede ou mesmo eflorescências no revestimento.

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima >>

Publicidade