Publicidade

Obras

Instalação elétrica em alvenaria

Serviço exige conhecimento em elétrica e alvenaria, com atenção a isolamento adequado da instalação antiga

Reportagem: Gisele Cichinelli
Edição 55 - Janeiro/2013
 

MATERIAIS E EPIs
Fotos: Marcelo Scandaroli
Colher de pedreiro, desempenadeira, broxa, martelo, talhadeira, estilete, bucha, serra circular, chaves de fenda, alicate, conduítes, fios, fita isolante, régua de alumínio e nível de bolha. Os equipamentos de proteção individual necessários são luvas, protetor auricular, óculos e máscara

 

Ao alterar pontos de instalações elétricas como interruptores e tomadas, cheque a planta da edificação para evitar perfurar tubulações hidráulicas ou outras. Para evitar choques, assegure-se de que o circuito está desligado e identifique cada condutor, pois nem sempre as instalações, especialmente as mais antigas, respeitam o padrão de cor estipulado pela norma (verde e amarelo para fio terra e azul para neutro). Durante a instalação, isole os fios condutores com fita isolante para evitar acidentes caso alguém religue o disjuntor por engano.

A NBR 5.410 - Instalações Elétricas em Baixa Tensão atribui critérios para reformas, incluindo cuidados quanto ao dimensionamento dos condutores. Nunca use condutores com seção inferior à do circuito original para evitar superaquecimentos.

ATENÇÃO!
Jamais comece a fazer este serviço sem ter certeza de que o circuito elétrico está desligado!

 

Passo 1
Com a chave de fenda, desparafuse o espelho da caixa de luz.
Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 2
Com o disjuntor desligado, solte os fios da tomada. Em seguida, envolva as pontas com fita isolante.

 

Passo 3
Confira e transfira o nível, posicionando a régua rente ao topo da caixa de luz. Evite posicionar a régua baseando-se nas furações das caixas de luz, pois nem sempre os fabricantes seguem o mesmo padrão e os pontos podem ficar desalinhados.
Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 4
Com o nível de bolha, faça a marcação lateral do posicionamento do novo ponto.

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima >>
Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade