Publicidade

Planejamento

Subcoberturas

Consumo total desse material é influenciado diretamente pela sobreposição entre as camadas. Confira como calcular

Reportagem: Fabio Busian
Edição 56 - Fevereiro/2013
Daniel Beneventi

Além de reduzir a transmissão de calor para o interior do ambiente - segundo informações, podendo interceptar até 95% da radiação solar, reduzindo em até 9ºC a temperatura interna -, as mantas de subcobertura ajudam a barrar possíveis goteiras causadas por frestas no telhado.

São compostas de material isolante térmico e resistente à água, com uma ou duas faces em alumínio refletor. Trata- se de uma manta plástica de alta resistência ao calor, flexível e que pode ser cortada com estilete.

Em geral, a opção com apenas uma face refletora se dá em ambientes com forro e em residências. As mantas com dupla face são utilizadas em locais sem forro e galpões, onde a parte interna serve para dar acabamento ou refletir a luz, melhorando a iluminação.

Em instalações residenciais, a parte em alumínio deve ser colocada para o lado interno. A colocação da manta pode ser feita de diversas maneiras, sempre entre as telhas e os caibros, podendo ser apoiada por material leve, como fios de arame galvanizado, ou até mesmo grampeada na madeira.

Para saber a quantidade de manta utilizada para a subcobertura, é preciso conhecer a metragem da área onde as telhas serão colocadas. Sobre esse valor, acrescenta-se de 10% a 20% para compensar o material utilizado com sobreposições, perdas e inclinações. É preciso saber que a manta deve ficar bem próxima ao telhado - a cerca de 2 cm -, sendo que o ideal é ela não encostar nas telhas, o que propicia melhor isolamento térmico.

A fórmula para calcular a quantidade total de manta é a seguinte:
» AT + (AT x PC) = MT

Sendo que:
» AT = área total do telhado
» PC = porcentagem a mais de manta
» MT = manta total

Para exemplificar, vamos calcular a aplicação de manta em uma cobertura cuja área total (AT) é de 130 m². Para não correr o risco de faltar material, vamos fazer o cálculo considerando um consumo extra (PC) de 20%. No entanto, é possível, a depender da situação, adotar margens menores.

Aplicando nossos valores à fórmula, teremos:
» 130 + (130 x 0,20) = 156 m²

Não se esqueça de, primeiro, multiplicar os números entre parênteses para só depois somar o valor externo. Como a manta é vendida em rolos, é preciso conferir qual é a quantidade equivalente à metragem calculada.

No caso de camadas duplas de subcobertura, basta multiplicar a área total (MT) por dois ao final do cálculo.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade