Publicidade

Planejamento

Cal

Confira as diferenças entre os tipos e saiba o que observar ao comprar, incluindo as informações que precisam constar da embalagem

Reportagem: Juliana Martins
Edição 57 - Março/2013
Fotos: Marcelo Scandaroli

A cal é um aglomerante produzido a partir de rochas calcárias ou magnesianas. Os tipos mais usados são a virgem e, principalmente, a hidratada. A primeira é obtida a partir da queima da pedra calcária a temperaturas próximas de 800ºC. A hidratada, extremamente fina e leve, tem capacidade de reter água e afinidade química com cimento, acelerando reações, explica o químico Valdecir Angelo Quarcioni, responsável pelo laboratório de materiais de construção civil do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).

Fotos: Marcelo Scandaroli

As cales hidratadas são classificadas de acordo com sua composição, recebendo o título de CH-I, CH-II ou CH-III.

A diferença, explica Quarcioni, é o grau de pureza. "A produção da CH-III é mais econômica que a CH-I e isso reflete no produto, com presença ou não de material não calcinado e impurezas da rocha", diz. Por isso, a depender da aplicação, alguns preferem uma a outra.

A cal hidratada é um poderoso aglomerante, com função semelhante à do cimento na argamassa. A diferença é que, enquanto o cimento endurece ao reagir com água, a cal hidratada endurece no contato com ar, sendo chamada de aglomerante aéreo.

Há quem chame a cal de ligante químico. Segundo o engenheiro e pesquisador do IPT, Ercio Thomaz, a expressão é errada. "Ligante químico pode ser designação genérica de qualquer tipo de cola", explica.

ITENS A OBSERVAR
Verifique se a embalagem apresenta a marca, o tipo (CH-I, CH-II ou CH-III), a inscrição NBR 7.175, o nome ou a razão social do fabricante e o Selo de Qualidade da Associação Brasileira dos Produtores de Cal (ABPC). Uma relação de empresas produtoras de cal hidratada conformes e não conformes está disponível no site do Programa Setorial da Qualidade (PSQ), do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Ministério das Cidades, em http://goo.gl/ILhcD. É possível consultar no endereço www.abpc.org.br a relação de empresas monitoradas pelo Programa da Qualidade da Cal Hidratada para a Construção Civil.

Daniel Beneventi

Apoio técnico: Valdecir Angelo Quarcioni, responsável pelo laboratório de materiais de construção civil do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); Mauro Adamo Seabra, secretário-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Cal (ABPC); e engenheiro Ercio Thomaz, do IPT.

 

 

Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade