Publicidade

Obras

Interruptor paralelo

Aprenda como funciona e a instalar interruptores paralelos para comando de lâmpadas em dois pontos simultâneos

Reportagem: Gisele Cichinelli
Edição 57 - Março/2013

O uso de interruptores paralelos permite ter mais de um ponto para acender e apagar a luz. Para que a instalação funcione, é preciso atentar para o posicionamento dos condutores. Por isso, o ideal é diferenciar os fios por meio de cores. Atenção, pois o serviço deve ser feito com o circuito desligado.

Interruptores paralelos possuem três polos: o polo central é o terminal comum e os polos extremos são os terminais que abrem e fecham o contato de forma não simultânea. Considere que "N" é o neutro do circuito, condutor de potencial nulo; "R" é a fase do circuito, condutor energizado; e "PE" é a Proteção Equipotencial, ou fio terra, não usado neste caso.

Assim, "N" segue para um dos terminas da lâmpada e "R" segue até o polo central do primeiro interruptor. Os retornos ligam as extremidades dos dois interruptores paralelos e ligam o polo central do segundo interruptor ao outro terminal da lâmpada.

EPIs E FERRAMENTAS
Foto: Marcelo Scandaroli
Óculos, alicate, alicate decapador, chave de fenda com haste isolada, dois interruptores paralelos, fios condutores (sendo vermelho para a fase, amarelo para retorno da lâmpada e branco para retorno dos interruptores) e fita isolante.

 

Foto: Marcelo Scandaroli

Passo 1
Com a chave de fenda com haste isolada, retire o interruptor simples e sua base da caixa de passagem.

Foto: Marcelo Scandaroli

Passo 2
O interruptor simples (à esquerda) conta com apenas dois condutores. Um fase (vermelho) e outro de retorno da lâmpada (amarelo). Será preciso conectá-los ao novo interruptor, que conta com três bornes, e que receberá um outro fio adicional.

Foto: Marcelo Scandaroli

Passo 3
No primeiro interruptor paralelo, conecte o condutor fase ao borne central. Caso esse cuidado não seja tomado, a lógica de funcionamento do circuito se perde e ele não funcionará como deve.

Foto: Marcelo Scandaroli

Passo 4
Passe o condutor de retorno da lâmpada até a nova caixa de passagem. Para facilitar a passagem pelo conduíte, faça uma pequena dobra na ponta. Se o trecho a ser vencido for sinuoso, a recomendação é usar um passa-fio.

Foto: Marcelo Scandaroli

Passo 5
Na extremidade que chegar ao novo interruptor, decape a ponta do condutor de retorno. Evite deixar um trecho muito grande exposto para evitar contato com os demais bornes.

Foto: Marcelo Scandaroli

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>

Publicidade