Publicidade

Obras

Deck de madeira

Execução de base em madeira exige medições precisas e verificação contínua do alinhamento

Reportagem: Gisele Cichinelli
Edição 58 - Abril/2013

Geralmente usados ao redor de piscinas, jardins e banheiras, decks exigem base de apoio - em concreto ou madeira - bem dimensionada e nivelada para suportar as cargas que irá receber. O apoio correto evita a ruptura das réguas de madeira.

O ideal é que a montagem do deck seja realizada na própria obra, permitindo ajustes. Nos casos em que as réguas ficam em contato direto com o solo, é imprescindível optar por madeiras tratadas especificamente para essa finalidade.

FERRAMENTAS E EPIs
Fotos: Marcelo Scandaroli
Fotos: Marcelo Scandaroli Fotos: Marcelo Scandaroli
Serra circular manual, furadeira, parafusadeira, esquadro, calculadora, gabarito para furos, grampos de fixação rápida (tipo sargento), trena, lápis, régua de alumínio, metro articulado, trincha, lixadeira circular, linha de marcação e martelo, serra circular de mesa com ajuste de ângulo e esquadro de alumínio grande. Os equipamentos de proteção individual necessários são luvas, máscara, protetor auricular, capacete e óculos

MONTAGEM DA ESTRUTURA

Fotos: Marcelo Scandaroli

Passo 1
Antes de cortar, cheque o alinhamento das vigas. As peças devem ser corretamente armazenadas para evitar deformações devido à má distribuição do peso ou ao contato com umidade.

Fotos: Marcelo Scandaroli

Passo 2
Corte as vigas de apoio de acordo com as medidas do projeto, aproveitando para verificar o esquadro.

Fotos: Marcelo Scandaroli

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima >>

Publicidade